Quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
   
Fonte
Prezados leitores e colaboradores,
Informamos que estamos reformulando o nosso site para melhor atende-los.
Desculpem os transtornos.

Araucária

Ciclistas disputam Metropolitano de Mountain Bike no domingo


Prova da 2ª etapa do Metropolitano será em Morretes Foto: Carlos Poly/ACS

No próximo domingo (24), acontece a 2ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike, na cidade de Morretes. Várias equipes e atletas de todo o estado disputarão a prova e Araucária será representada por 19 ciclistas em diversas categorias, de amadores a elite.

As provas de Mountain Bike impõem diversas dificuldades aos atletas, pois são realizadas em terrenos acidentados. Além disso, os competidores enfrentarão outro desafio: o calor. “Em Morretes, a prova será uma das mais difíceis do ano por causa da temperatura, que chega em torno de 40 graus”, comenta o técnico Luiz Fernando Bubiniak.

Para fazer uma boa participação é preciso muito preparo. A equipe de ciclismo de Araucária, que sempre treina pesado para as provas, está se preparando adequadamente e bem focada para a competição. “Esperamos conquistar uns cinco troféus em Morretes”, diz Bubiniak.

1ª etapa
A 1ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike foi realizada no dia 20 de janeiro, em São José dos Pinhais. Araucária foi representada por 15 atletas, que conquistaram três pódios: Rosângela Maria Santos Bilinski ficou em 4º lugar na categoria Feminino Expert; Emerson José dos Santos conquistou a 2ª colocação na Master 35-39 anos; e Tarcísio Bilinski chegou em 2º lugar na Master 45-49 anos.

A equipe de ciclismo de Araucária começou o ano embalada pelos bons resultados do ano passado, quando conseguiu um feito inédito: participar de competições em quase todas as modalidades. Além das provas de Down Hill, Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Ciclismo de Pista disputadas no Paraná e no Brasil, os atletas de Araucária estiveram presentes também no Mundial de Duathlon, na França.


 

Prefeito se reúne com a Caixa para discutir habitação popular



Olizandro e representantes da Caixa Econômica Foto: Carlos Poly/ACS

Juntamente com o presidente da Cohab (Companhia de Habitação) de Araucária, Rui Alves, o prefeito do município, Olizandro Ferreira, recebeu representantes da Caixa Econômica Federal em seu gabinete para falar de uma série de projetos que estão em andamento, em parceria com a União. A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (19).

O prefeito também aproveitou a ocasião para expor o grande problema que o município vem enfrentando no que diz respeito a habitação e a ocupação de áreas irregulares. Segundo a Cohab, há cerca de 4 mil famílias cadastradas na companhia. “A política habitacional terá atenção especial no meu governo. Temos uma grande fila de espera e vamos trabalhar para que as nossas famílias possam realizar o sonho da casa própria, através da viabilização da construção de moradias populares”, disse.

O gerente regional da área de governo da Caixa Econômica, Wilton Cabral, afirmou que o banco tem  grande interesse em trabalhar em conjunto com a prefeitura. “Vamos buscar parcerias para viabilizar a habitação de interesse social em Araucária. Isso é desenvolvimento para o município”, afirmou.

Wilton disse ainda que a Caixa irá disponibilizar um profissional que ficará em uma das agências da cidade para auxiliar a prefeitura na elaboração de projetos. Nos próximos dias os representantes do banco farão uma reunião técnica com alguns secretários municipais.

Nova Agência
Durante a reunião, em primeira mão, o prefeito Olizandro Ferreira recebeu a notícia de que Araucária terá mais uma agência da Caixa Econômica Federal que deverá ser construída na região do Jardim Industrial. Em breve, o banco irá divulgar mais detalhes sobre a nova agência.

 

Equipe de ciclismo comemora bons resultados


Rosângela Bilinski é a atleta destaque da equipe Foto: Carlos Poly/ACS

A equipe de ciclismo de Araucária começou o ano embalada pelos bons resultados do ano passado, quando conseguiu um feito inédito: participar de competições em quase todas as modalidades. Além das provas de Down Hill, Ciclismo de Estrada, Mountain Bike e Ciclismo de Pista disputadas no Paraná e no Brasil, os atletas de Araucária estiveram presentes também no Mundial de Duathlon, na França.

O técnico Luiz Bubiniak comemora a evolução da equipe. “A equipe vem crescendo ano após ano. Em 2010, eram pouco mais de dez atletas em duas modalidades; hoje, são mais de 25 atletas participando de provas de Ciclismo de Pista e de Estrada, Mountain Bike nas categorias Cross Country e Marathon, além do Down Hill e Duathlon”, destaca. “Esperamos que em 2013 o ciclismo continue crescendo, trazendo mais bons resultados e representando bem a nossa cidade”, comenta.

Resultados
“No ano que passou, a equipe teve um desempenho excelente que há muito tempo não se via. Foram vários títulos de campeão, tanto estaduais quanto nacionais, além de duas medalhas de prata nos Jogos Abertos, em Maringá, e uma medalha de prata nos Jogos da Juventude, em São José dos Pinhais”, lembra o professor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

No Ciclismo de Pista, Araucária ficou em segundo lugar por equipe na modalidade Velocistas e em terceiro lugar na modalidade Fundistas, na qual foi muito bem representada pelo atleta Jean Ricardo Pelanda.

No Ciclismo de Estrada, a equipe conseguiu outro importante feito: dos dez atletas que disputaram o Campeonato Paranaense, cinco foram vice-campeões. Já no Campeonato Metropolitano, dos nove atletas que participaram, dois conquistaram o título de campeão e dois foram vice-campeões. O destaque da modalidade, segundo o técnico, foi o atleta Emerson Batista Maciel, que se sagrou campeão no Metropolitano e vice-campeão no Paranaense, e também conquistou o 2º lugar nos Jogos da Juventude.

No Mountain Bike, os atletas conseguiram dois títulos de campeão e um de vice-campeão no Campeonato Metropolitano, além do 5º lugar em equipe. Já no Paranaense, foram dois títulos de campeão e dois de vice-campeão, além do 4º lugar em equipe. Nos Jogos Abertos, a atleta Rosangela Bilinski fez uma boa participação e foi vice-campeã nas modalidades Cross Country e Marathon.

No Duathlon, os três atletas que representaram Araucária no Campeonato Brasileiro conseguiram resultados bem expressivos: dois foram vice-campeões e um ficou em 3º lugar. Dois ciclistas ainda disputaram o Campeonato Mundial de Duathlon, realizado na França.

Em família
O casal Bilinski, segundo o técnico, já conquistou vários títulos e merece destaque na equipe de ciclismo. No Mountain Bike, Tarcísio Bilinski sagrou-se campeão brasileiro, campeão metropolitano e vice-campeão paranaense. Rosângela Bilinski conseguiu “um feito extraordinário”, na opinião do técnico: foi vice-campeã paranaense no Ciclismo de Estrada, campeã paranaense no Mountain Bike e vice-campeã metropolitana no Mountain Bike, além de ter sido vice-campeã nos Jogos Abertos nas modalidades Cross Country e Marathon.

“Rosângela é indiscutivelmente a atleta destaque da equipe, pois mesmo sendo mãe, trabalhando fora e tendo pouco tempo para treinar, ela conseguiu ser campeã ou vice-campeã em todas as modalidades que participou”, avalia o técnico. “Ela conseguiu passear com desenvoltura no Ciclismo de Estrada e no Mountain Bike, obtendo excelentes resultados e mostrando que, independente das dificuldades, é possível conciliar a vida de mãe, esposa e trabalhadora com a de atleta de forma magistral”, finaliza Bubiniak.

   

Araucária busca recursos do PAC 2



Secretário Clodoaldo conta com apoio do deputado André Vargas para agilizar recursos Foto: Ricardo Weg

Com previsão orçamentária inferior ao ano de 2012, as secretarias municipais de Araucária buscam alternativas para realizar investimentos importantes no município. O pedido de uma gestão com criatividade feito pelo prefeito Olizandro Ferreira aos secretários começa a se tornar realidade.

Atendendo a orientação de Olizandro, o secretário municipal de Obras Clodoaldo N. Pinto Júnior esteve em Brasília, no Ministério das Cidades, com objetivo de verificar a tramitação de projetos de Pavimentação Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Os recursos, na ordem de R$ 9.413.000 milhões, quando liberados, irão possibilitar o asfaltamento dos Jardins Monteleski, Dona Júlia, entre outros.

O secretário contou com o apoio do vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal André Vargas (PT), que irá desenvolver ações junto ao Ministério das Cidades para a liberação dos recursos com a maior brevidade possível.

 

Prefeitura divulga programação do aniversário

 

Município da Região Metropolitana de Curitiba comemora 123 anos, na segunda (11) Fotos: Carlos Poly/ACS

No próximo dia 11 de fevereiro Araucária completa 123 anos e a Prefeitura já começou a organizar os preparativos da festa de comemoração. Este ano, as festividades acontecerão nos dias 8 e 9 de fevereiro, por conta do feriado de Carnaval.

A comemoração se espalhará por toda a cidade. Os araucarienses poderão participar de eventos culturais, atividades esportivas e recreativas, assistir apresentações artísticas e conferir exposições fotográficas.

Confira:

08/02

9h - Local: Praça Dr. Vicente Machado

Abertura solene com:

Posicionamento e desfile da Guarda Municipal em frente ao monumento.

Execução de hinos.

Discurso do Prefeito e demais autoridades.

Parabéns Cultural, com bolo simbólico e distribuição de artefato alusivo ao aniversário de Araucária.

Até as 17h30 - Local: Casa da Cultura

Exposição de fotos “Colcha de Retalhos: diversos olhares sobre Araucária”.

Até as 16h30 - Local: Saguão da Prefeitura

Exposição de artesanato de Araucária.

Até as 20h - Local: Teatro da Praça

Exposição “Carlos Janchikoski”.

8h30 às 16h30 - Local: Parque Cachoeira

Contação de histórias infantis “Casa das Palavras Brincantes”.

13h às 20h - Local: Parque Cachoeira

Atividades esportivas e recreativas da SMEL.

20h - Local: Teatro da Praça

Recepção com o Coral Vozes da Paz e Coral Dzién Polski.

Solenidade de reabertura oficial da temporada do Teatro da Praça 2013.

Apresentação da Banda Marshmallow.

09/02

13h30 - Local: Centro Informações Turísticas

Saída para o Turismo Rural “Caminhos do Guajuvira” em comemoração aos 123 anos da Cidade de Araucária.

 

   

Página 6 de 55

Publicidade

Publicidade

 
 
 
 

Conteúdo Exclusivo

Login

Edição nas bancas

Publicidade