Oswaldo Eustáquio
Assessor de imprensa também é jornalista?

A pergunta da manchete é provocadora. E a resposta é simples. Lógico que assessor de imprensa também é jornalista. O motivo da provocação é que muitos colegas jornalistas que saem das redações e vão para as assessorias, sobretudo no poder público, acabam ficando invisíveis. Pois, de um modo geral, não assinam seus textos, nem mesmo nos sites das prefeituras e governos.

Recentemente, alguns assessores de imprensa me fizeram esse questionamento. Disseram que repórteres fotográficos que trabalham no poder público, tem seus créditos na imagem. E o jornalista não tem o seu crédito no texto.  A reclamação  é porque  muitos acham que tem seu nome jogado no esquecimento.  Por isso, vale a pena abrir essa discussão para que assessores de imprensa, sobretudo nos sites de poder público possam assinar seus materiais. Sim, assessor de imprensa é jornalista!

Em tempos de demissão em massa de jornalistas e o mercado se fechando cada vez mais, é importante nos reinventarmos como profissão. Sempre lutando pelo piso da categoria e pela manutenção e ampliação dos postos de trabalho. 

Qual a sua opinião?

Envie para oswaldo@tvci.com.br