Oswaldo Eustáquio
Francischini lidera o segundo voto para o Senado em Curitiba

O deputado federal Fernando Francischini lidera o segundo voto para o Senado em Curitiba. De acordo com a pesquisa registrada do Instituto Radar, Francischini tem 9,1% das intenções de voto contra 8,2% do senador Roberto Requião e 6,7% do ex-governador Beto Richa no segundo voto para o senado. Este ano, o eleitor tem direito a votar em dois candidatos para o senado.

Já no primeiro voto, Francischini tem na capital 9,6% contra 12% de Richa e 12,5% de Roberto Requião. Na região metropolitana, Richa tem 15%,2% contra 10,9% de Francischini e 10,9% de Roberto Requiião. Ou seja, em Curitiba e região metropolitana o primeiro voto tem um empate técnico triplo com Beto Richa com 13,9%, Requião com 11,7% e Francischini com 10,2%. Considerando a margem de erro da pesquisa de 2,9% os três estão tecnicamente empatados. 

Em Curitiba, Richa, Francischini e Requião estão tecnicamente empatados no primeiro voto ao Senado

A pesquisa revela o crescimento exponencial de Franscichini, já que lidera o segundo voto e está tecnicamente empatado no primeiro voto com Richa que acabou de deixar o governo do estado e foi prefeito de Curitiba por duas vezes e com Roberto Requião que também foi prefeito e governador do estado do Paraná por dois mandatos. 

O crescimento de Francischini pode ser atribuído ao efeito Bolsonaro, que consolidou 28% nas pesquisas para presidente no estado do Paraná. Caso, ele consiga buscar os votos de Bolsonaro no Paraná e fazer seu material chegar forte nas igrejas evangélicas do estado, que tem opinião política alinhada com Francischini, o delegado da polícia Federal pode surpreender e até ser o senador mais votado, tendo em vista que o cenário político lhe é favorável e seus concorrentes, Beto e Requião, estão se degladiando em frente a opinião pública. 

O resultado geral da pesquisa Radar, levando em conta todo o estado do Paraná, Francischini aparece em terceiro lugar com 16% das intenções de voto, atrás de Requião com 25% e Richa com 22%.