Paraná

71% dos paranaenses se dizem satisfeitos, aponta Ibope

(Foto: Divulgação)

O Ibope mediu o grau de satisfação dos paranaenses com a sua vida e o resultado respalda a avaliação positiva do governo de Cida Borghetti, aprovado por 66% dos eleitores. Os muito satisfeitos (7%) e os satisfeitos (64%) somam 71% dos parananenses - melhor desempenho entre os estados do sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os insatisfeitos somam 22% e os muito insatisfeitos, são 7%. 

Numericamente, maior insatisfação (soma de 'insatisfeitos' e 'muito insatisfeitos') é no Rio de Janeiro (40%), Amazonas (40%), Roraima (39%) e Bahia (38%). Percentual de eleitores que se declaram ‘satisfeitos’ supera 50% em todos os estados. No Rio Grande do Sul, os satisfeitos e muito satisfeitos somam 68% e em Santa Catarina, essas duas 'categorias' somam 70%.

Nas pesquisas, o Ibope questionou aos eleitores com a pergunta: "Como o(a) senhor(a) diria que se sente com relação à vida que vem levando hoje?". As cinco respostas possíveis eram "muito satisfeito", "satisfeito", "insatisfeito", "muito insatisfeito", "não sabe / não respondeu".

Todas as pesquisas têm margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

No Paraná, o levantamento foi realizado entre 19 e 21 de agosto. Foram entrevistados 1.008 eleitores em 55 municípios. Contratada por Sociedade Rádio Emissora Paranaense. Registro no TRE protocolo nº PR-04869/2018 e no TSE protocolo nº BR-06574/2018.