RMC

Aberta a Exposição “Negros no Paraná – Aspectos da cultura negra no Estado”

(Foto: SMCS)

O Museu Tingüi-Cuera recebe até 03 de setembro a exposição “Negros no Paraná – Aspectos da cultura negra no Estado”. A abertura oficial da exposição ocorreu na noite desta quinta-feira (13) e contou com a fotógrafa Fernanda Castro também esteve ao local e conversou com os presentes. Houve ainda a participação do Coral Municipal de Araucária e da artista Eva Coller que fez uma poesia encenada. 

A exposição, com entrada gratuita, é resultado de uma pesquisa de campo feita pela fotógrafa documentarista Fernanda Castro em 38 comunidades negras remanescentes dos quilombos no Paraná, enfatizando a vida familiar, o trabalho e a devoção religiosa. São 19 fotografias no formato 50 x 70 cm; 04 fotografias no formato 100 x 150 cm; e 02 fotografias 60 x 80 cm. Com obras do acervo do Museu Paranaense, a mostra foi concebida para ser uma exposição itinerante.

A fotógrafa - Fernanda Castro atuou como repórter fotográfica nos jornais O Estado do Paraná, Correio de Notícias e Gazeta Mercantil. Participou de exposições no Brasil, no Uruguai, na França e na Alemanha. Premiada em diversos salões, suas fotografias integram importantes acervos, como o do Museu Oscar Niemeyer e do Museu Paranaense, em Curitiba, e do Museu Afro Brasil, em São Paulo. Publicou o livro “Comunidades do Feixo e da Restinga: herança dos afro-descendentes da Lapa”. Participou do grupo de trabalho Clóvis Moura como documentarista do mapeamento das comunidades negras no Estado do Paraná. Integrante da Secretaria de Estado da Comunicação Social, atualmente faz parte da equipe do Museu Paranaense.

Agendamentos para grupos, escolas ou mais informações sobre a exposição devem ser realizadas via setor educativo do museu, pelos telefones (41) 39015037 ou (41) 39015067.