Pinhais

Agência do Trabalhador de Pinhais tem novo posto de atendimento

A inauguração do local foi realizada durante a 5ª edição do Dia D - Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados
(Foto: PMP)

Nesta semana, foi realizada em Pinhais a 5ª edição do Dia D - Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. Neste ano, a ação foi promovida no novo posto de atendimento da Agência do Trabalhador de Pinhais no Centro de Empreendedorismo e Artesanato (Ceart).

Presente na inauguração, a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, ressaltou o compromisso de bem atender a população. "O nosso objetivo é facilitar o atendimento a população. Para isso, sempre que possível, buscamos a ampliação dos serviços em novos postos de atendimento", comenta.

Para a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o novo posto da Agência do Trabalhador fará com que o atendimento flua de maneira mais satisfatória. "Atender bem a nossa população é o nosso lema, afinal as pessoas são a nossa prioridade absoluta. E dar acesso ao trabalho, que é o que dá dignidade ao ser humano, é fundamental principalmente ao público PcD", ressalta.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Airton parabenizou a localização do novo posto de atendimento. "Este é um local de fácil acesso e isso certamente é um benefício para a comunidade. Parabenizo a administração municipal por esta iniciativa", afirma.

Também esteve presente na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Genésio de Siqueira e representantes do Governo Estadual.

O Dia D, realizado anualmente, tem o objetivo de reunir trabalhadores com deficiência e os empregadores, no mesmo espaço, para motivar o cumprimento da lei de cotas, por meio da intermediação de vagas no mercado de trabalho. "Contamos com presença de algumas empresas que realizaram entrevistas e seleção de alguns candidatos", explica Giane de Jesus, do Departamento de Geração de Emprego e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Sobre o Dia D

A ação, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com os municípios, tem o intuito de promover oportunidades de trabalho específicas para este público. A Lei Federal nº 8.213/91 obriga as empresas, com mais de 100 funcionários, a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado em seu quadro de efetivos e o MTE atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível. Para tanto, o órgão incentiva e cobra das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.