RMC

Alunos do Cemitra participam de confraternização de Páscoa

(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

Celebrada em vários países com forte influência do cristianismo a Páscoa será comemorada no próximo dia 21 de abril (domingo) e com a finalidade de transmitir o verdadeiro significado desta data a oficina de ‘Atividade da Vida Diária (AVD)’ do Centro Municipal de Educação Especial para Iniciação ao Trabalho (Cemitra) Professora Zophia Petronela Socoloski Sadd, da Prefeitura de São José dos Pinhais, promoveu na manhã desta quinta-feira (11/abril) um café da manhã especialmente destinado aos alunos com apoio da secretaria de Educação.

A confraternização de Páscoa, ação inédita no Cemitra, será realizada com todas as turmas do período da manhã e da tarde atendendo ao todo aproximadamente 120 alunos e contou com a parceria solidária do ‘Café Colonial Kawiarnia’, localizado no município na Colônia Murici.

“A Educação vive uma nova fase em São José dos Pinhais”, disse o secretário municipal Imar Augusto, que recentemente assumiu as secretarias de Educação e Cultura. Segundo o secretário “o processo de socialização de alunos com necessidades especiais não acontece somente em sala de aula e no espaço educacional, existe um elo entre o cotidiano da vida rural, da vida urbana, os alunos precisam deste contato com a história e cultura do município para que eles sejam realmente inclusos na sociedade”, destacou Imar.

Criado pela lei nº 1.296 de 28 de outubro de 2008, o Cemitra tem o interesse de oferecer a população atendimento educacional especializado principalmente aos alunos da rede pública de ensino da cidade que apresentem dificuldades de aprendizagem.

Através das oficinas oferecidas pelo Cemitra, os alunos podem desenvolver autonomia na vida pessoal e a inserção no mercado de trabalho. Atualmente 148 alunos frequentam os serviços, 28 alunos foram inseridos no mercado de trabalho e outros 20 voltaram à sala de aula e estão matriculados no EJA, Educação de Jovens e Adultos do município.

As atividades desenvolvidas vão desde informática, costura, papel artesanal, artesanato e oficina terapêutica aos atendimentos psicopedagógicos, pamelexia, raciocínio lógico além do acompanhamento dos alunos inseridos no ensino regular e mercado de trabalho.

O Cemitra fica na Rua Joaquim Nabuco, 1360, no Centro, e mais informações podem ser obtidas no telefone: 3398-3660.