RMC

Araucária realiza Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”

Nesta segunda e terça-feira (03 e 04/04), a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realiza o Seminário “Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”. Profissionais da Educação, pais, estudantes e outras pessoas interessadas participam do evento no Auditório da Faculdade Educacional Araucária (Facear) para obter mais informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como autismo, e os desafios de inclusão escolar. Araucária é referência em atendimento especializado a alunos com autismo.

O evento foi aberto na manhã desta segunda-feira (03) pela vice-prefeita Hilda Lukalski Seima que destacou o compromisso da administração com as práticas que promovam a inclusão no município. Já o secretário de Educação Henrique Rodolfo Theobald comentou sobre a importância de aprender a entender como os alunos pensam e aprendem e da necessidade de se aproximar deles para compreendê-los melhor. Ao citar a importância do evento, Theobald lembrou do interesse de pessoas de outros municípios que vieram a Araucária para buscar informações das experiências locais.

A primeira palestra do dia teve como tema “Estratégias de manejo em situações de crises de comportamento” com a professora Giovanna Medina. A manhã incluiu também a apresentação sobre os “Desafios da Inclusão Escolar e o Autismo” com a professora Maria de Fátima Joaquim Minetto. No período da tarde, estão previstos uma palestra sobre “TEA: relações entre cérebro e comportamento” com Claine Ortolan Skeika.

Nesta terça (04), o evento continua com apresentações sobre “Desenvolvimento Humano e o TEA” (com a psicóloga Hellen Tsuruda Amaral), “As relações interpessoais na educação do ponto de vista da inclusão e da diversidade” (com o professor Adolfo Antônio Hickmann) e “Coensino e Consultoria Colaborativa: práticas de atuação junto ao aluno com TEA” (com a professora Iasmin Zanchi Boueri).

CMAEE-TGD - A Prefeitura de Araucária conta desde 2011 com um centro educacional especializado voltado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD) atualmente atende a 76 alunos no contraturno escolar. O centro é parte de um conjunto de ações da Prefeitura para dar o suporte necessário a esses alunos no ensino regular (educação infantil e ensino fundamental).

Uma das mães presentes no Seminário, Lilian Cristina Vieira contou que tem um filho de 12 anos que frequenta o CMAEE-TGD desde 2011. “Ajuda bastante. É um apoio a mais que as famílias têm”, avaliou. A mãe considera a importância do Centro tanto pelo apoio tanto pedagógico quanto pelas atividades que desenvolve com as famílias. Ela citou também o fato de o CMAEE-TGD ter contato direto com a escola, o que vem a contribuir com o desenvolvimento das atividades para a criança. De acordo com Lilian, após o atendimento especializado, o comportamento do seu filho melhorou muito e ele passou a compreender melhor as regras (uma das dificuldades de quem tem autismo).

Além do CMAEE-TGD, a Prefeitura de Araucária mantém outros centros educacionais especializados nas áreas visual, Surdez e intelectual (este último com duas unidades). Mais informações sobre as ações do CMAEE-TGD podem ser obtidas pelo telefone(41) 3901-5470 ou 3905-6130.

A lei municipal nº 2820/2015 instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo (na primeira semana de abril de cada ano) e a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.