RMC

Araucária terá palestras e oficinas em evento alusivo ao Dia Mundial da Alimentação

(Foto: PMA)

Nos próximos dias 16 e 17 de outubro, os moradores de Araucária poderão participar de palestras e oficinas gratuitas da Semana Mundial de Alimentação durante os períodos da manhã e tarde. As oficinas e palestras ocorrerão no salão do Santuário Nossa Senhora dos Remédios e outras atividades (como a feira, serviços de saúde e distribuição de mudas de árvores) ocorrerão na Praça Doutor Vicente Machado.

De acordo com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Araucária (Comsea), para participar das oficinas basta chegar 30 minutos antes. Já para participar das palestras é possível chegar poucos minutos antes do início e registrar a participação. Haverá emissão de certificados.O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) é uma oportunidade de difundir a mensagem de que é possível acabar com a fome. Mas, para isso, é necessário o trabalho em conjunto com o objetivo de alcançar esse objetivo.

PROGRAMAÇÃO
Dia 16
Palestras:
8h30-10h: "Segurança Alimentar e Nutricional: O que precisamos saber?"  (nutricionista Alexsandro Wosniaki - Mestre em Alimentação e Nutrição – UFPR).
10h-11h: "Perfil Nutricional da População de Araucária" (nutricionista Andrea Fernandes Gomes de Souza).
11h-12h: "Mesa redonda: Ações da Prefeitura Municipal na Segurança Alimentar e Nutricional" (Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Educação e Esporte e Lazer).
14h-15h30: "Consumo de Alimentos Ultraprocessados x Alimentos Saudáveis" (Rodrigo Granzoti).

Oficinas:
8h30-10h: "Introdução Alimentar" (nutricionista Veridiane Sirota -Especialização em Saúde da Família- UFPR).
10h-12h: "Compostagem: como fazer em casa?”(geógrafa Edna Maria Leal Longato - Especialização em Educação Ambiental).
14h-16h: "Ervas Medicinais: Como preparar infusões em casa?" (Antônio Herminio Klemba - técnico em Ervas Medicinais).

Dia 17
Palestras:
8h30-10h: "(IN)segurança Alimentar e Nutricional: Quem gera?" (nutricionista Juliana Gonçalves Bertolin - Mestre em Enfermagem – UFPR)
10h-11h30: "Agroecologia: Será que é possível alimentar o mundo?"(palestrante do Assentamento do Contestado – LAPA).
14h-15h30: "Novo Guia Alimentar para a População Brasileira: Como fazer escolhas melhores no nosso dia a dia" (nutricionista Priscila Peixoto).

Oficinas:
8h30-11h30: Aproveitamento Integral de Alimentos.
13h30-16h: Aproveitamento Integral de Alimentos.

Mais informações: comsea@araucaria.pr.gov.br .