Pinhais

Atleta de Pinhais se destaca nos Jogos da Juventude do Paraná

Moradora do bairro Vargem Grande, Thais Faria tem 16 anos e foi campeã da fase regional da competição na modalidade futsal
(Foto: PMP)

 

A moradora do bairro Vargem Grande, Thais Faria, ganhou destaque na fase regional da 30ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). Jogando por Castro, ela foi campeã da competição na modalidade futsal feminino. Os JOJUPs foram promovidos no mês de julho pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

O jogo da final foi contra a equipe de Arapoti. As meninas de Castro saíram perdendo, mas conseguiram empatar a partida levando a decisão para os pênaltis. Com esta conquista, Thais se prepara agora para a fase final dos jogos que acontece em Ivaiporã, entre os dias 25 e 31 de agosto.

A atleta treina três vezes por semana no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves. “No começo, havia aquele preconceito, de que mulher não joga futebol. Mas hoje vejo que estamos conquistando o nosso espaço cada dia mais. Aqui no Poliesportivo eu acabo treinando com os meninos e aprendo muito com eles. É uma troca. E acho muito válido também este apoio da prefeitura, este incentivo ao esporte por meio das aulas e oficinas que são realizadas neste espaço”, comenta.

Aos 16 anos de idade, Thais tem que conciliar a rotina de estudos aos treinos e competições. “Além disso, tenho que cuidar com a alimentação e praticar exercícios. Como estou me recuperando de uma lesão, tento ter mais cuidado ainda”, ressalta.

 

Thais joga futsal há 3 anos e sempre encontrou na família seus maiores incentivadores. “Meus pais sempre me apoiaram em tudo, e no esporte não foi diferente”, afirma. A mãe, Jaciane Faria, é só orgulho. “Fico ansiosa quando ela está em quadra. Sinto um misto de nervosismo e muita admiração pela garra dela”.

Para as atletas que iniciam no futsal, Thais tem alguns conselhos. “Acredito que quem tem um sonho tem que correr atrás. Nem sempre é fácil, no começo você sempre vai achar que as outras pessoas jogam melhor do que você, mas é preciso ter em mente que, com determinação e força de vontade, podemos alcançar nossos objetivos”, aconselha.