Geral

Aula de cidadania termina com jardinete revitalizado

(Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

A manhã desta sexta-feira (14/12) foi o desfecho de uma verdadeira uma aula de cidadania para os estudantes do CMEI Jardim Paranaense, do Alto Boqueirão. As crianças, de 4 e 5 anos, participaram da entrega da revitalização do Jardinete Isaura Galvão Silva Feijó, no mesmo bairro, solicitado por eles mesmos em audiência no Bairros na Prefeitura com o prefeito Rafael Greca, em julho.

A constatação de que o local poderia ser melhorado aconteceu durante uma das aulas de campo do programa Linhas do Conhecimento. “Esse é o objetivo do programa, que os alunos possam expandir seus currículos, transformar os locais por onde passam e onde vivem”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Além de transformar, eles entendem que devem participar da cidade e ajudar a cuidar dos espaços públicos, destacou a professora Rita Moro Zem, coordenadora do Linhas do Conhecimento da Regional Boqueirão. “É gratificante vê-los ainda tão pequenos reivindicando e zelando pelo seu espaço”, afirmou Rita.

Para a estudante Sophia Moreira Leite, de 4 anos, a lição que ficou de tudo isso foi a de que o bem é de todos. “Ficou tudo igualzinho o que pedimos, por isso precisamos ajudar a cuidar e não estragar”, disse.

Ao final da solenidade, a menina e o seu colega Kauê Vinícius Costa entregaram lembranças à secretária Maria Sílvia e à família de Isaura Galvão Silva Feijó, que acompanharam a entrega. Os dois são alunos da professora Selma dos Santos, que os acompanhou durante a aula de campo.

O jardinete teve o parquinho revitalizado, equipamentos recuperados, alambrados e areia da cancha esportiva trocados. Foram feitos, ainda, plantios de árvores e uma pintura de amarelinha para estimular a criatividade das crianças. Na entrega, brinquedos da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) reforçaram as atrações.

Homenagem

A interação das crianças com o espaço não ficou apenas na revitalização. Eles também puderam aprender um pouco mais sobre a homenageada, graças ao contato que a professora Rita Zem conseguiu com um dos filhos da Isaura Galvão Silva Feijó, o advogado Victor Feijó Filho.  “Para nós foi uma grande alegria colaborar e essa entrega da revitalização é uma segunda homenagem à nossa mãe”, disse.

Isaura Galvão Feijó nasceu na Bahia e veio para Curitiba com o marido e dois filhos em 1964, onde teve mais três filhas. Era atuante na comunidade evangélica e chegou a formar-se pastora. Além disso, atuava em causas sociais e escreveu um livro de poesias chamado Colhendo Almas, lançado com apoio do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama Margarita Sansone.

As poesias do livro foram também objeto de estudo das crianças do CMEI Jardim Paranaense.

Presenças

Além de Victor Feijó, prestigiaram a entrega da revitalização as suas irmãs, Kátia Feijó Hoffmann, Ana Paula Feijó Rocha e Cláudia Valéria Feijó Sampol; e o seu sobrinho Victor Feijó Rocha.  

Compareceram, ainda, o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil; a chefe do Núcleo da Educação do Boqueirão, Nilce Cardoso, o chefe do Núcleo Regional Boqueirão da Smelj, Ramiro Eugenio de Freitas; estudantes da Escola Municipal Professora Sophia G. Roslindo; e o vereador Geovane Fernandes. A música ficou por conta da Banda Lyra.