Geral

Avaliações clínicas gratuitas atendem 388 cães e gatos no Tatuquara

Avaliações clínicas gratuitas atendem 388 cães e gatos no Tatuquara (Foto: Luiz Costa/SMCS)

As primeiras avaliações clínicas gratuitas, que tiveram início nos bairros próximos à Rua da Cidadania da Regional Tatuquara, atenderam 388 animais, sendo 305 cães e 83 gatos. O trabalho faz parte de um Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura de Curitiba e o programa de residência em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os atendimentos foram feitos entre terça-feira (31/7) e sexta-feira (3/8), das 9h às 15h, na Rua da Cidadania, com exames clínicos básicos, vacinação, administração de vermífugos, antipulgas, sarnicidas e cadastramento para o Programa Municipal de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba.

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, os atendimentos consolidam a integração das ações da Rede de Proteção Animal do município.

“Se conseguirmos promover a saúde dos animais da comunidade, teremos mais cães e gatos aptos a participar do Programa Municipal de Castração Gratuita nestes locais”, justificou.

Funcionamento

As consultas são feitas, por ordem de chegada, por residentes do curso de Medicina Veterinária da UFPR na unidade móvel da Rede de Proteção Animal da Prefeitura, que é adaptada para os atendimentos.

Além da estrutura, a Prefeitura cede os insumos e materiais utilizados. “Os residentes são acompanhados por professores e veterinários da Prefeitura de Curitiba durante os procedimentos”, lembrou o diretor da Secretaria do Meio Ambiente. 

A previsão é de que a unidade chegue nas próximas semanas, de 21 a 24 de agosto, à Vila 29 de Outubro, também na Regional Tatuquara.