RMC

Batalha de MC's e Breakdance agitam o Centro da Juventude neste domingo

Neste domingo, 26 de maio, a partir das 13h, acontecem as Batalhas de MC's e Breakdance no Centro da Juventude Vereador Oriles Alves de Faria. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, reúne linguagens próprias da cultura Hip Hop em formato de disputa entre os artistas.

Na modalidade "Batalha de MC's" o mais importante é o conhecimento, e os competidores devem estar atentos ao regulamento. Pela modalidade da dança, chamada "Breakdance", os competidores se enfrentam um a um, em eliminatória, até se chegar ao vencedor. O mesmo modelo de competição será aplicado entre os MC's.

As inscrições serão realizadas no próprio Centro da Juventude das 13h às 13h30. O mestre de cerimônias do evento será o Mc Zooda do grupo Última Peça que fará uma participação especial.

HISTÓRIA

MC - O acrônimo "MC" nada mais é que a sigla para "Mestre de Cerimônias". Hoje é um termo muito usado na nomenclatura de artistas do gênero "Funk". No entanto, qualquer artista que comanda um evento pode ser chamado de 'MC". Mesmo como apresentador, que nem precisa necessariamente ser um evento musical, ou mesmo um cantor de qualquer estilo. O trabalho do MC é falar com a plateia em geral, a fim de manter a movimentação, a animação do público. 

Na antiguidade já existiam os que faziam este trabalho, em algumas cortes europeias e asiáticas. Eram os responsáveis pela realização de cerimônias imponentes, como a coroação e recepções de embaixadores estrangeiros. Na música, os "MC's" surgiram na Jamaica, quando os "DJ's" tocavam as músicas e os "MC's" pegavam os microfones e falavam, animando o público.

Anos depois, década de 1970, nos Estados Unidos, os "MC's" passaram a ser conhecidos como são hoje, por meio da cultura "Hip Hop" que começava a se desenvolver. Neste momento, porém, os "MC's" se converteram no artista, ou cantor, que cantava material próprio e original, pelo gênero musical conhecido como Rap.

BREAKDANCE

Breakdance (também conhecido como breaking ou b - boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos, normalmente dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro.

O breakdancer, breaker, B-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo ou faz Beat box. Inicialmente, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970. Atualmente, o breakdance é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro. 

Centro da Juventude Vereador Oriles Alves de Faria

Endereço: Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1951 - Recanto das Águas