Pinhais

Biblioteca Pública de Pinhais realiza o "Setembro Ilustrado"

A exposição "Reisetagebuch: Uma viagem ilustrada pela Alemanha", do quadrinista e roteirista curitibano José Aguiar,  segue até o dia 5 de outubro
(Foto: Divulgação)

Durante o mês de setembro, o Departamento de Cultura, por meio da Biblioteca Pública de Pinhais, realiza diversas atividades voltadas à ilustração e aos quadrinhos. Desde o dia 10 de setembro, os frequentadores do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, estão tendo a oportunidade de contemplar a exposição "Reisetagebuch: Uma viagem ilustrada pela Alemanha", do quadrinista e roteirista curitibano José Aguiar. A exposição segue até o dia 5 de outubro.

A exposição, que conta com 30 ilustrações, é um relato ilustrado das viagens do artista pela Alemanha, abordando o cotidiano e as diferenças culturais deste país. Em alemão, a palavra Reisetagebuch significa caderno de viagem. A exposição também se transformou em livro, o qual, inclusive, foi indicado ao Prêmio Jabuti (2014) de melhor ilustração.

Projeto Agentes de Leitura do Paraná

Já nos dias 18 e 19 de setembro, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), a Biblioteca Pública de Pinhais trouxe ao município o professor, ilustrador e quadrinista Marcelo Oliveira. A Oficina de Produção Literária (História em Quadrinhos) faz parte do Projeto Agentes de Leitura do Paraná, no qual Pinhais foi novamente contemplado. No total, foram 25 inscritos que tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância das histórias em quadrinhos, conhecer os principais artistas voltados a esta arte e ainda aprender técnicas de roteiro, esboço, ilustração e arte-final. No dia 17 de setembro ocorrerá a última aula da Oficina.

Para o diretor do Departamento de Cultura, Marcos Oliver, os parceiros tem papel fundamental nestes projetos. "Parcerias como essas agregam as inúmeras ações já desenvolvidas pelo Departamento na tentativa de divulgar e fomentar as várias vertentes culturais no nosso município", afirma.

Serviço

O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann está localizado na Rua 22 de Abril, 305, Centro de Pinhais.