Brasil

Datafolha: Bolsonaro tem 58% dos votos válidos contra 42% de Haddad

Os dados do levantamento já excluem os votos brancos, nulos e os indecisos

A primeira pesquisa eleitoral de segundo turno, publicada nesta quarta-feira (10), o Datafolha mostrou uma larga vantagem para Jair Bolsonaro (PSL) contra Fernando Haddad (PT). O deputado aparece com 58% dos votos válidos, contra 42% para o petista.

O levantamento exclui os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, que é a forma como a Justiça Eleitoral considera oficialmente. No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos, enquanto Haddad registrou 29%.

Já na contagem de votos totais, em que são considerados os votos brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro ficou com 49% e Haddad teve 36%. Brancos e nulos chegaram a 8%, enquanto não souberam ou não responderam, 6%.

O instituto também questionou o momento em que o eleitor decidiu o seu voto para presidente. 63% dos entrevistados disseram que definiram com pelo menos um mês de antecedência, enquanto 10% disseram 15 dias antes. Outros 8% afirmaram tomarem a decisão uma semana antes do pleito e 6% na véspera. Por fim, 12% escolheram o seu candidato no dia da eleição.

O Datafolha ouviu 3.235 pessoas em 227 municípios nesta quarta-feira. A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, é de dois pontos para mais ou para menos.