Quatro Barras

Brinquedos adaptados fazem alegria de alunos da Escola Especial Joanna Valache

Além de campo próprio para a prática do Golf 7, crianças recebem playground adaptado para cadeirantes
Alunos interagem nos brinquedos: novidade boa que caiu no encanto das crianças (Foto: PMQB)

Os sorrisos estampados no rosto não deixaram dúvida da alegria dos alunos da Escola Especial Joanna Valache, em Quatro Barras, na última sexta-feira (3). Ao chegar na escola eles se depararam com um playground todo especial: brinquedos adaptados como carrossel, gangorras, vai-vem e balanços para cadeirantes, que permitem uma sadia interação entre as crianças.

O aluno Marcos Mocelin contou que esta é a primeira vez que brinca em um playground assim. "Gostei muito, a gente interage, faz exercícios, é divertido. Já demos boas risadas hoje", contou animado.

A diretora da escola, Janaine Ferrarini Zanetti, disse que ao todo 53 alunos frequentam a escola especial, divididos em dois turnos. São crianças e jovens especiais, portadores de deficiências intelectuais ou transtornos globais de desenvolvimento. Ela conta que as melhorias na escola não param. Além dos brinquedos adaptados, os alunos têm sua quadra própria de Golf 7, uma horta em mandala com uma variedade de hortaliças e flores, e vão receber em breve um novo pátio e uma nova quadra esportiva.

Os investimentos têm sido planejados pelo prefeito Angelo Andreatta (Lara) e pela Secretaria de Educação desde o ano passado e a aquisição dos brinquedos adaptados era uma das metas. "Hoje vejo que as minorias estão sendo atendidas, e cidadania é isso, é atender a todos com respeito, carinho e dignidade", destacou Lara ao informar que futuramente as praças de Quatro Barras também terão playgrounds adaptados, o que, segundo ele, configura a verdadeira inclusão.