Geral

Cadastramento de novos alunos na rede municipal começa em 31 de julho

(Foto: Divulgação)

A partir de segunda-feira, 31 de julho, começa o cadastramento de novos alunos para o pré e 1º ano do ensino fundamental na rede municipal para 2018.

Pais ou responsáveis por crianças nascidas em 2012, 2013 e 2014 e que queiram matriculá-las nas unidades escolares municipais devem fazer o cadastramento.

Além disso, crianças que não estão estudando e que deveriam estar no 1º ano (nascidas em 2010 e 2011) também devem ser cadastradas. Aquelas que já estão matriculadas na rede municipal não precisam fazer o cadastro.

O procedimento é feito pela internet, no endereço www.cidadedoconhecimento.org.br. Basta clicar no banner do cadastro escolar municipal. O cadastramento é indispensável para que seja feita a matrícula posteriormente e para que os pais ou responsáveis evitem as filas no ato da matrícula. O prazo para o cadastramento termina no dia 31 de agosto.

Próximas etapas

Depois de cadastrar a criança, basta imprimir o comprovante e aguardar as datas das próximas etapas. Ao fazer o cadastramento é possível indicar as unidades escolares de preferência da família. “Isso não garante a matrícula da criança naquela unidade de interesse, mas nossa prioridade será tentar atender ao pedido da família”, afirma a diretora do Departamento de Planejamento, Estrutura e Informação da Secretaria Municipal da Educação, Elizabeth Dubas.

Ela explica que o cadastramento facilita o planejamento, a organização das turmas de cada unidade escolar e as necessidades do ano letivo seguinte. “É desta forma que podemos organizar o atendimento à população.”

A recomendação aos pais ou responsáveis é para que, no momento do cadastramento, indiquem corretamente as unidades nas quais haja interesse em fazer a matrícula.

“É possível fazer a pesquisa das unidades próximas ao endereço. A ferramenta do site também ajuda a identificar a rota. Temos ainda situações em que unidades em diferentes localizações têm nomes parecidos, por isso, é importante ter atenção no momento da indicação da unidade”, diz o gerente de Matrículas da Secretaria da Educação, Cassius Busemeyer.

Quem tiver dúvida sobre as escolas mais próximas pode consultar o mapa disponível no sistema. Os núcleos regionais de ensino também podem orientar as famílias.

O resultado do cadastramento será divulgado no site www.cidadedoconhecimento.org.br entre 16 e 20 de outubro. Quando sair o resultado, os pais devem apresentar os documentos na escola indicada. Devem ser levadas cópias do documento de identidade do responsável, certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e carteira de vacinação.

As trocas de unidades poderão ser feitas de 7 a 9 de novembro nos núcleos regionais. 

 

Cadastramento escolar – passo a passo

31/07 a 31/08 - Fazer o cadastramento pelo site www.cidadedoconhecimento.org.br. É preciso informar nome completo da criança, data de nascimento, endereço residencial, nomes das três escolas de preferência, número do documento de identidade do responsável.

16 a 20/10 – Conferir o resultado do cadastramento no site www.cidadedoconhecimento.org.br .

A partir de 16/10 – Apresentar as cópias dos documentos que comprovem os dados cadastrados na escola indicada para a criança.

07 a 09/11 – Período reservado para as trocas de unidades. Esta etapa deve ser cumprida diretamente nos núcleos regionais de ensino.

Telefones dos Núcleos Regionais de Ensino:

Bairro Novo – 3298-6140

Boa Vista – 3313-5714

Boqueirão – 3313-5544

Cajuru – 3361-2357

CIC – 3327-2580

Matriz – 3218-2433

Pinheirinho – 3313-5444

Portão – 3350-3904

Santa Felicidade – 3372-3332

Tatuquara – 3348-5369