Quatro Barras

Caminhada Internacional na Natureza é sucesso de público

Cerca de 1600 participantes percorreram os dez quilômetros no histórico Caminho dos Jesuítas
Percurso de 10 km revelou belezas e cenários do Caminho dos Jesuítas (Foto: Diego Tiller/PMQB)

A cada ano a Caminhada Internacional na Natureza em Quatro Barras mostra uma adesão crescente. No último domingo (5) o evento que alia esporte e turismo mais uma vez repetiu sucesso de público: 1594 pessoas participaram dos 10 quilômetros de caminhada em meio à região do Ribeirão do Tigre, no Caminho dos Jesuítas.

A concentração ocorreu na cascata do Tigre, onde o público pôde conferir a Feira de Artesanato e Gastronomia. De lá, os participantes iniciaram o trajeto, passando por três pontos de apoio: a Reserva Ambiental Nascentes do Tigre, o testemunho do Caminho Colonial da Graciosa - que data do século XVI - e o Carijo de erva-mate.

Uma das novidades do evento foi a inclusão de trechos dentro de propriedades rurais, em trilhas que oferecem contato direto com a natureza. A nova sinalização turística também ajudou. Novos totens com indicações de locais e empreendimentos foram instalados pela Prefeitura ao longo da Estrada da Graciosa, e o mapa turístico digital, também recém lançado, auxiliou os turistas como chegar.

"Percebemos o quanto as caminhadas ecológicas fazem o gosto do público e acreditamos muito no potencial deste evento que agrega em vendas, comércio e visitação turística", destacou o diretor de Turismo, Leverci Silveira Filho.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) também acompanhou o evento, dando as boas vindas a visitantes e moradores. A caminhada está na 10ª edição é a segunda realizada só neste ano. O evento é promovido pelo Departamento de Turismo em parceria com várias secretarias municipais, Emater, Circuito de Caminhadas Anda Brasil e CVV Internacional.

Turismo e solidariedade

Mais de 600 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados na Caminhada Internacional na Natureza. Os alimentos foram encaminhados para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cultura que distribuirá às famílias que fazem parte dos programas sociais.