RMC

Campanha de Vacinação contra sarampo e pólio começa dia 06 de agosto

As vacinações ocorrerão em todas as regiões do município
(Foto: PMCGS)

De 6 a 31 de Agosto acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. A campanha tem o objetivo de vacinar exclusivamente as crianças com idades entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo crianças que já receberam as vacinas. A meta é vacinar 95% das crianças desta faixa etária.

Durante o período da campanha a população urbana poderá se vacinar em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, e a população que reside na área rural poderá se vacinar nas unidades do Terra Boa, Barragem, Jaguatirica, e Ribeirão Grande, também das 8h às 17h.

Manter a cobertura vacinal acima dos 95% da população é fundamental para evitar novos casos de sarampo no país. O Brasil registrou casos de sarampo em seis estados, por isso é preciso combater a doença para que ela não avance por novas regiões. Campina Grande do Sul não possui nenhum caso da doença, mas é importante que os responsáveis por crianças entre 12 meses e menores de 5 anos vacinem as crianças.

ADULTOS – Os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença devem procurar as unidades de saúde e se imunizar. Apesar de não haver uma campanha de vacinação específica para adultos, é importante manter a rotina do calendário nacional de vacinação, mantendo atualizada a caderneta de vacinação.

A recomendação é que as pessoas com até 29 anos de idade tenham em sua caderneta 2 doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter na caderneta de vacinação 1 dose da vacina tríplice viral.

Se a pessoa não tiver tomado as doses recomendadas, ou não souber se tomou, a recomendação é procurar uma unidade de saúde para receber orientações.