Pinhais

Cartório Eleitoral de Pinhais convida eleitores para realizar recadastramento biométrico

Foto: PMP

O Cartório Eleitoral de Pinhais lança uma campanha que convida os eleitores a regularizarem sua situação perante a Justiça Eleitoral. O objetivo da “revisão do eleitorado”, como é chamado o processo para realizar o cadastro biométrico, é dar mais segurança à identificação pessoal no momento da votação. No último processo eleitoral quase 20 mil eleitores pinhaienses não compareceram ao recadastramento e tiveram seus títulos cancelados.

De acordo com o Cartório Eleitoral, no processo biométrico são capturadas as impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor, assinatura e foto digitalizadas. Ao fim, é emitido um novo título que, na maioria dos casos, permanece como mesmo número da inscrição. No momento da votação, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais necessária a assinatura no caderno de votação.

Para realizar o recadastramento, o cidadão deve procurar a central de atendimento do Cartório Eleitoral com o documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência do município. Quem está com o título cancelado pode enfrentar diversas dificuldades, como não poder votar, obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos bancários.

Serviço
O Cartório Eleitoral fica na Rua África, 254, Centro de Pinhais. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 12h às 19h. Mais informações pelos telefones 3667-1063 ou 3667-1009.