Geral

Chef Ivan Lopes prepara cardápio dos restaurantes populares

Os frequentadores dos Restaurantes Populares da Prefeitura terão uma surpresa nesta quinta-feira (30/03), dentro da Sabores de Curitiba, programação especial em comemoração aos 324 anos da cidade. O chef Ivan Lopes assinará o menu das quatro unidades administradas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

O cozinheiro vai finalizar pessoalmente os pratos que serão servidos no Restaurante Popular do Pinheirinho, mas as demais unidades do programa da Prefeitura (Matriz, CIC/Fazendinha e Sítio Cercado) também vão servir o cardápio. Ivan promete uma combinação inesquecível de sassami (peito) de frango com quiabo e feijão com maxixe, além de outras surpresas.

O chef explica que os dois ingredientes principais, o quiabo e o maxixe, são muito saborosos e saudáveis, ricos em vitaminas C e B, além de sais minerais, como cálcio e fósforo.

Ivan Lopes é pernambucano, começou sua carreira no Rio de Janeiro e veio para Curitiba em 2005. Durante alguns meses foi sub chef do irmão, Ivo Lopes. Atualmente comanda o Restaurante Mukeka, que mistura vários sabores da gastronomia brasileira.

Restaurantes

Os quatro restaurantes populares atendem, diariamente, 4,2 mil pessoas, que têm acesso a um cardápio a R$ 2. A refeição compreende sempre seis itens, entre acompanhamentos, salada e sobremesa.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi, destaca que a participação de Ivan Lopes na elaboração do cardápio dos restaurantes populares é um presente para a população. “Será a chance de muitas pessoas conhecerem o trabalho de um dos chefs mais importantes da capital”, observa.

Ele lembra que Sabores de Curitiba compreende, além da participação de Ivan Lopes nos restaurantes populares, aulas-shows gratuitas com cozinheiros renomados até 8 de abril e descontos especiais para compras nos Armazéns da Família até 1 de abril. Além disso, nesta quarta-feira (29/03), todos os Sacolões da Família e os pontos do Nossa Feira na Barreirinha, no Uberaba e na CIC/Campo Alegre estão vendendo frutas, verduras e legumes por R$ 1,79 o quilo.

Qualidade

Para garantir a qualidade das refeições, cozinheiros, auxiliares, nutricionistas e técnicos em nutrição são responsáveis pela elaboração de cardápios balanceados para os restaurantes populares do Centro (Rua da Cidadania da Matriz), do Sítio Cercado, da CIC/Fazendinha e do Pinheirinho.

Os locais ficam abertos para almoço de segunda à sexta-feira, das 11h às 14h. São fornecidas 1,8 mil refeições por dia na unidade da Matriz e 800 refeições em cada um dos outros três espaços.

“Qualquer pessoa tem acesso a essa boa alimentação”, salienta a nutricionista Morgiana Maria Kormann, coordenadora da rede de restaurantes da Prefeitura da capital. Segundo ela, também há uma preocupação com as calorias das refeições. “O público frequentador, muitas vezes, somente conta com o almoço oferecido nas unidades como refeição diária. Nos restaurantes populares, eles recebem o aporte calórico, alimentação balanceada e o resultado é a melhora na saúde dos frequentadores”, complementa.

Além de pessoas em situação de vulnerabilidade social, os espaços são procurados por trabalhadores, aposentados e desempregados.