Pinhais

Combate ao mosquito Aedes aegypti deve continuar mesmo com a temperatura mais baixa

A maioria dos focos encontrados em Pinhais foi em residências, por isso a Secretaria de Saúde reforça medidas preventivas
(Foto: PMP)

O combate à dengue no município de Pinhais continua. Já foram encontrados diversos focos do mosquito Aedes aegypti, e a Coordenação do Programa do Controle da Dengue pede uma atenção especial aos moradores, para que continuem fazendo sua parte. Pinhais tem o mosquito vetor, que pode transmitir a Dengue, Zika, Chicungunya e Febre Amarela, mas cabe ressaltar que não foram registrados casos dessas doenças no município.

De acordo com a Gerente de Vigilância Ambiental, Cristiane Barros, a maioria dos focos positivos encontrados foi em residências. "Os moradores precisam estar atentos e conscientes às medidas de prevenção e aos cuidados básicos de limpeza das residências para evitar o surgimento de mais larvas e até do próprio mosquito", salienta Cristiane.

A partir dos focos, todos os imóveis localizados em um raio de 300 metros do local são visitados e inspecionados pelos agentes de combate de endemias. O procedimento consiste em visitar, orientar e eliminar possíveis fontes que venham servir de criadouros para o mosquito transmissor da dengue e demais arboviroses.

Cristiane ainda ressalta a importância dos munícipes continuarem com os cuidados. "Mesmo com o fim do verão, das chuvas e altas temperaturas o clima ainda é propício para proliferação do Aedes aegypti, portanto o inverno não é impedimento para o mosquito se proliferar".

Com o slogan #pinhaistodoscontraoaedes, a Secretaria Municipal de Saúde pede apoio e colaboração da população para manter a dengue e as demais arboviroses longe de Pinhais, mantendo as medidas próprias de prevenção e verificando se os vizinhos também estão tomando estes cuidados.

Serviço
Os moradores podem entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental para denunciar lugares que pode haver focos do mosquito. Unidade de Vigilância de Zoonoses - Programa de Controle e Combate ao Aedes, Rua Alto Paraná, 1789, bairro Emiliano Perneta - ambiental@pinhais.pr.gov.br, telefone 3912-5396.