RMC

Comec instala comitê de segurança no transporte coletivo

O comitê será um fórum permanente de discussão, estudo, planejamento e concentração de informações quanto à demanda e aos problemas de segurança no transporte coletivo
(Foto: ANPr)

O Comitê Permanente de Segurança no Transporte Coletivo Metropolitano foi instalado oficialmente nesta quinta-feira (03) durante uma reunião na Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), quando foram credenciados os seus representantes.

O comitê será um fórum permanente de discussão, estudo, planejamento e concentração de informações quanto à demanda e aos problemas de segurança no transporte coletivo. “Este comitê foi criado na semana passada e hoje realizamos a sua primeira reunião” diz Marcos Scheremeta, diretor de Transportes da Comec.

Durante a reunião se discutiu sobre o registro do Boletim de Ocorrência (BO) para que as polícias possam fazer o trabalho de inteligência nas linhas e estações tubo mais perigosas. A Comec iniciou, nesta semana, uma campanha sobre cuidados com a segurança no transporte coletivo e a necessidade de registrar o BO.

Entre as propostas apresentadas está a centralização das informações das ocorrências para agilizar as ações policiais. Também foi discutida a necessidade do aperfeiçoamento das informações junto a todos os envolvidos no delito, para que a investigação possa ter resultados melhores.

CÂMERAS - Foi abordado também o estudo de viabilidade para instalação do sistema de monitoramento por câmeras nos ônibus. Desde que o comitê foi criado, na semana passada, a Comec começou a entrar em contato com as cidades onde o sistema já está em operação.

“Esta é uma arquitetura muito grande. Não é um estudo fácil, porque o sistema demanda muitas análises. Além da parte técnica e das ferramentas de gestão, precisamos ver também a viabilidade econômica financeira”, diz Scheremeta, ao explicar que é preciso analisar a instalação das câmeras em um serviço que opere on line (24 horas, para informar em tempo real), num banco de dados que armazene e propicie a gestão das imagens.

COMITÊ - Participam da reunião representantes da Comec, Polícia Militar, Polícia Civil, Urbs (Urbanização Curitiba SA), Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e Associação Metrocard.

A próxima reunião foi marcada para daqui a 15 dias.