Geral

Conhecimento em Linhas faz concurso de notícias sobre os bairros

Estão abertas as inscrições para o concurso Notícias do Bairro da Escola, promovido pelo programa Conhecimento em Linhas e aberto às turmas do 4º ano do ensino fundamental das escolas municipais. A iniciativa dará a oportunidade de produção de notícias coletivas que valorizem os espaços da cidade.

“A cidade constitui um espaço de interpretação particular e é importante que possamos promover ações que instiguem os estudantes a refletirem sobre o lugar onde moram, estudam e se desenvolvem. A história do bairro, seus aspectos e características são essenciais para a compreensão da cidade”, destaca Scheilla Maria Orlosqui, uma das coordenadoras do programa Conhecimento em Linhas.

A gerente de currículo do Departamento de Ensino Fundamental, Luciana Zaidan, explica que os estudantes têm contato com o texto jornalístico no 4º ano. “A notícia é um gênero textual jornalístico, e não literário, presente em nosso dia a dia. Tem teor informativo e pode ser um texto descritivo e narrativo ao mesmo tempo, apresentando tempo, espaço e as personagens envolvidas”, afirma.

Produção coletiva

Serão selecionadas dez produções (uma por regional), tendo como critério originalidade e exclusividade. A notícia deverá ser produzida coletivamente em sala de aula sendo uma notícia por turma. A equipe gestora da escola selecionará e enviará à Secretaria Municipal da Educação somente uma notícia.

O texto que representará cada escola participante deverá ser escaneado e enviado para o e-mail: conhecimentoemlinhas@sme.curitiba.pr.br, com cópia para o e-mail do Núcleo Regional, identificada pelo assunto: Notícias do Bairro da Escola, até dia 19 do mês de maio. Os estudantes selecionados e os professores irão entregar as notícias pessoalmente ao prefeito Rafael Greca no dia 31 de maio.

Conhecimento em Linhas

O novo programa da Secretaria da Educação propõe a ampliação cultural a partir do currículo da educação básica na rede municipal de ensino.

É um programa intersetorial (envolvendo várias secretarias) que prevê, até 2020, a criação de sete linhas, conforme a adesão de outras secretarias: Linhas do Cuidado, da Vida, da Arte, da Ecologia, do Movimento, do Urbanismo, do Turismo, todas associadas à sustentabilidade e à cultura digital.

A meta é expandir as possibilidades de trabalhar temas do currículo, com aulas de campo presenciais e à distância, no entorno e na região da unidade, além de conteúdos que possam ser explorados no ambiente virtual de aprendizagem.