RMC

SJP contrata mais 130 professores para a rede municipal de ensino

(Foto: PMSJP)

A Secretaria Municipal de Educação de São José dos Pinhais realizou nesta terça-feira (1), a segunda etapa da contratação de 221 novos professores que irão atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Escolas Municipais.

“Na primeira etapa, em junho, chamamos 120 e se apresentaram 91, então agora chamamos mais 130 professores – já que temos 221 vagas para serem preenchidas. Se não comparecerem os 130, nós vamos continuar chamando até que se completem os 221 necessários. Fica o alerta a todos que prestaram o concurso público para ficarem atentos aos editais de convocação”, alertou a secretária Ema Karam.

Esse número pode ser ainda maior, já que o cálculo foi feito no mês de março. “De lá pra cá já se aposentaram 18 professores, então na realidade precisamos mais que 221 novos mestres e possivelmente até o final do ano teremos que fazem mais chamadas para complementar essas vagas”, informa a secretária. “Precisamos ter um quadro completo, coeso, um quadro que venha treinado, capacitado, com formação continuada e renovado”, completa.

Mais professores
A 1ª etapa foi feita em junho, onde foram chamados 120 professores, dos quais 91 se apresentaram e que já estão realizando os exames médicos e apresentando a documentação necessária e agora, na segunda fase, mais 130 professores deverão ser contratados.

De acordo com Ema, o processo de renovação também valoriza os profissionais que já trabalham no município. “Temos muitos educadores que fizeram o concurso para professores, realizamos o chamamento ainda para 23 pedagogos –  entre eles professores que também prestaram o concurso. É uma valorização do nosso quadro pessoal, dos servidores que já vem atuando na educação municipal”, afirma.

“Tratamos nossas crianças com muito zelo e carinho e nos preocupamos muito com o pedagógico, teremos anos de transformações e de muitas discussões da nova grade curricular e sabemos que podemos contar com o ânimo novo que chega, com a vontade de transformação e mudanças”, destacou a secretária de Educação.

Orientação 
Durante o encontro houve a orientação para os novos educadores e a oferta para escolha de vagas de acordo com a ordem classificatória das notas do concurso. Após a efetivação das nomeações, os novos servidores irão participar de uma integração com a equipe técnica, onde será apresentado o Estatuto do Servidor, entre outros aspectos do serviço público.

O trabalho conclusivo foi efetuado pela Divisão de Recursos Humanos da Secretaria de Educação em conjunto com a Divisão Suplementar e Atos Pessoal da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, supervisionado pelos chefes de Divisão Rosiclei Aparecida M. Simão e Nivaldo Martinez Junior, e também com a Central de Treinamento e Desenvolvimento. A secretária de Educação, Ema Karan e a diretora geral da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Gislaine de Oliveira, também estiveram presentes na ocasião.

Atualmente existem 34 mil alunos na rede municipal de ensino de São José dos Pinhais, divididos em 44 CMEIs e 60 escolas municipais, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação.