Pinhais

Curso de Programação Web é promovido no Centro da Juventude de Pinhais

A ação faz parte do Programa Viva Oportunidades (Acessuas Trabalho) e é destinada a jovens de 15 a 25 anos
(Foto: PMP)

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a empresa Harpia Consultoria Empresarial, deu início ao Curso Básico de Programação Web. Esta ação faz parte do Programa Viva Oportunidades (Acessuas Trabalho) e é destinada a jovens de 15 a 25 anos em situação de vulnerabilidade social.

 

De acordo com o instrutor do curso, Lennon Cécere, o intuito da capacitação é ensinar a base de uma nova profissão para os jovens. "Desta forma, ofertamos a oportunidade deles entrarem no "mundo da tecnologia", que atualmente está em alta e precisa muito de profissionais, principalmente de programadores", comenta.

 

O curso, que possui carga horária total de 52 horas, acontece aos sábados das 8h às 12h, no Centro da Juventude de Pinhais, é dividido em 7 módulos que abordarão conteúdos como: teoria e lógica da Programação, Programação em PHP, Programação Web, Javascript, Banco de dados e Criação de Sistemas de Cadastro.  Todas as aulas serão ministradas por profissionais voluntários da área de Tecnologia da Informação (TI) da Empresa Harpia.

 

Valdo Silveira, proprietário da empresa e um dos idealizadores do projeto, afirma que sempre participa de iniciativas promovidas pela Prefeitura de Pinhais com o objetivo de contribuir socialmente. "Entendo que podemos contribuir de fato para o desenvolvimento de jovens, pois minha maior motivação para colocar em prática este projeto partiu da minha trajetória pessoal. Agora é minha vez de retribuir", revela.

 

"Nós, enquanto Secretaria de Assistência Social, vemos essa ação como algo inovador e de grande valia, que tende a apresentar a nossos jovens novas perspectivas de vida.  Somos muito gratos à empresa Harpia e esperamos que mais  empresas do município sejam encorajadas, repensando seus papeis sociais na comunidade", declara Rosângela Batista.

 

Durante a aula inaugural, também estiveram presentes, a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Gizeli Filius, servidoras que integram a equipe do Programa Viva Oportunidades, Silvia Roman e Tania Valci Ferreira; além dos instrutores do curso, João Paulo Marques e Lennon Cécere.

 

Viva Oportunidades

 

O Programa Viva Oportunidades (Acessuas Trabalho) faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.