Quatro Barras

Direitos dos idosos são tema de encontro em Quatro Barras

Apresentações culturais e esclarecimentos sobre o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa estiveram na programação
Prefeito Lara dá as boas vindas ao público, destacando ações e projetos voltados à Melhor Idade (Foto: PMQB)

A Prefeitura de Quatro Barras e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa promoveram um encontro temático para discutir a garantia de direitos aos idosos, reunindo um grande público no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no último dia 15.

O evento, organizado pela Secretaria de Assistência Social e Cultura e o CMDPI, foi aberto com apresentações culturais diversas, entre elas do Projeto Boi Bumbá, Couro de Boi e a apresentação musical Luar do Sertão, que resgatam o regionalismo e as tradições culturais do Brasil, valorizando as peculiaridades da cidade e do Estado.

A programação seguiu com a apresentação do vídeo que trata sobre a futura implantação do Centro de Convivência para Idosos. A proposta da Prefeitura é reformar o Clube de Quatro Barras, dedicando o espaço exclusivamente ao atendimento dos Grupos da Melhor Idade.

Na sequência o representante do Conselho Estadual do Idoso, Diego Porto, ministrou a palestra sobre o "Papel do Conselho e do Plano Municipal na Garantia de Direitos da Pessoa Idosa", explicando a função do conselho e sua importância para a implantação de políticas públicas aos idosos.

"Temos que estimular cada vez mais a participação dos idosos, que podem falar sobre as reais necessidades e políticas para a garantia de seus direitos. Sem essa participação todo o trabalho não atinge seu objetivo", destacou.

Ao dar as boas vindas ao público, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou sobre as ações que hoje contemplam os vários grupos da Melhor Idade e as propostas de governo para obras futuras. "Temos ampliado os projetos para a Melhor Idade e a implantação do Centro de Convivência é uma das nossas principais metas. Queremos oferecer um espaço pensado e planejado para atender nossos idosos", disse Lara.

Ao final do evento foram eleitos os novos conselheiros da sociedade civil que irão compor o CMDPI. A eleição foi conduzida pela presidente do conselho, Flávia Garbellini.