Política

Em nota, Senador Oriovisto Guimarães se declara a favor do voto aberto

Veja o que disse o senador eleito
(Foto: Divulgação)

"Eu lamento a decisão pelo voto secreto no Senado e declaro que sou a favor do voto aberto e da transparência da atuação parlamentar frente aos seus eleitores.

A origem do voto secreto para a escolha dos representantes do povo tem por base a proteção do indivíduo contra os poderosos que poderiam pela força prejudicar aqueles que tivessem opiniões diferentes das suas. Neste caso o voto secreto é importante. Outra coisa muito diferente é um representante do povo (um parlamentar) pretender votar, no parlamento, decisões importantes que afetam a vida de todo o povo e fazer deste voto um segredo para o povo. Isto é um absurdo, é a verdadeira negação da democracia. O voto secreto no parlamento só interessa aos vampiros que sugam o sangue da nação brasileira e só podem sobreviver nas trevas do anonimato.

No início de fevereiro haverá eleição para os cargos de Mesa Diretora do Senado Federal, eu sou favorável à renovação e ao critério de que o próximo presidente não deve estar respondendo a nenhum processo. Meu voto será nesse sentido."

Senador Oriovisto Guimarães