Geral

Embaixador de Israel conhece avanços alcançados por Curitiba

Prefeito Rafael Greca, recebe o embaixador de Israel, Yossi Sheley, acompanhado pelo presidente da FAS, Thiago Ferro, o secretário da Comuicação Social, Israel Reinstein, o presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril, e o vereador Pier Petruzziello (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O prefeito Rafael Greca recebeu na manhã desta quarta-feira (13/3) o embaixador israelense no Brasil, Yossi Shelley. Na visita com o objetivo de estreitar os laços entre a Curitiba e Israel, o prefeito apresentou os avanços alcançados pela cidade.

Shelley se interessou por assuntos como a destinação de resíduos na cidade e a coleta e tratamento de esgoto. Greca explicou que a administração vem aperfeiçoando o sistema implantado pelo ex-prefeito Jaime Lerner e falou do programa de troca de lixo reciclável por alimentos. “Curitiba faz a troca de um quilo de alimento para cada quatro quilos de lixo reciclável, temos 101 pontos de atendimento em 56 bairros”, explicou.

Quanto à questão de saneamento, o prefeito disse que a cidade tem 93% de esgoto tratado, mas a meta é ampliar.

Greca falou também dos investimentos em energia limpa e ressaltou que o prédio central da Prefeitura vai ganhar paineis solares, gerando economia de R$ 250 mil por ano aos cofres públicos.

As ações desenvolvidas pelo governo tem repercutido internacionalmente e vem rendendo prêmios ao município. Greca destacou o Prêmio Mundial Habitat, concedido pela ONU pelo conjunto de políticas urbanas de Curitiba. 

A cooperação cultural também esteve na pauta e uma possível vinda da Orquestra Sinfônica de Israel para Curitiba foi cogitada.

Greca lembrou ainda a visita que fez a Israel há cerca de 25 anos. “Visitei Israel quando ainda era vereador. Era um tempo de paz e passeamos muito, foram 15 dias maravilhosos”, afirmou.

Ao final do encontro, o diplomata se colocou à disposição da cidade, afirmou que a Curitiba está bem preparada e trocou presentes com o prefeito. Shelley entregou livro sobre a história de Israel e recebeu uma litografia de um artista paranaense. 

O embaixador

Em janeiro de 2017, Yossi Shelley foi escolhido pelo governo israelense para ser embaixador de Israel no Brasil. Desde então, dedica esforços para estreitar as relações entre Brasil e Israel. 

As relações entre os dois países são marcadas pela cordialidade e por agenda bilateral positiva. A presença de significativa comunidade judaica no Brasil, estimada em mais de 100 mil pessoas – a décima maior do mundo – faz do Brasil um país especialmente relevante para Israel.

Participaram do encontro Isac Baril, presidente da Federação Israelita do Paraná; Rodolpho Zannin Feijó, chefe de Relações Internacionais da Prefeitura; Israel Reinstein, secretário municipal da Comunicação Social; Pier Petruzziello, vereador; e Thiago Ferro, presidente da Fundação de Ação Social.