Paraná

Encontro da Mulher Rural reúne mais de 700 agricultoras em Piên

O evento faz parte da programação da 26ª Festa do Produtor Rural e contou com a participação da governadora Cida Borghetti (Foto: Departamento Fotográfico - SECS)

Cerca de 700 agricultoras participaram nesta quinta-feira (26) do Encontro da Mulher Rural, em Piên, na Região Metropolitana de Curitiba. O evento faz parte da programação da 26ª Festa do Produtor Rural e contou com a participação da governadora Cida Borghetti. 
A festa é o maior e mais tradicional evento de Piên e tem expectativa de reunir 50 mil pessoas durante a semana. O evento começou no sábado (21) e segue até este domingo (29), com uma programação que reúne a comunidade e homenageia os produtores rurais do município. 
A governadora falou sobre a importância do trabalho dos agricultores. “Comemoramos no mês de julho, no dia 25, o Dia do Produtor Rural. Trazemos o reconhecimento do Estado do Paraná às mulheres e homens que trabalham no campo”, disse.
“Neste dia, uma homenagem especial às mulheres, que avançam cada vez mais em todas as áreas. Na agricultura, elas cultivam o solo fértil onde é produzido o alimento que vai para a mesa de toda a população”, afirmou.
De acordo com o prefeito Livino Tureck, 30% da economia de Piên vem da agricultura. O município é produtor de tabaco, soja e milho. “A agricultura familiar oferece muito ao município. Por isso organizamos este evento, para homenagear aqueles que produzem o nosso alimento”, disse.

VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR RURAL - A secretária municipal da Cultura, Esporte e Lazer, Roseli Mielke, explicou que a festa resgata a valorização dos trabalhadores rurais. Segundo ela, o objetivo é homenagear o homem e a mulher do campo, que são fundamentais. “As agricultoras produzem a nossa refeição e trazem o pão para a nossa mesa”, afirmou.
Além do Encontro da Mulher, o evento conta também com o Fórum dos Homens do Campo, feira gastronômica, apresentações musicais, velocross, missa e diversas outras atrações.