Pinhais

Entre 300 trabalhos brasileiros, Pinhais é selecionado para Congresso Nacional

O município apresentou a experiência com o processo de Tutoria, pelo qual foi o único do Paraná a ter todas as unidades de saúde certificadas
(Foto: PMP)

Pinhais esteve entre os 300 selecionados no Brasil para participar do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado entre os dias 25 a 27 de julho em Belém (PA). O município apresentou a experiência com o processo de Tutoria, incentivado pela Secretaria Estadual e que visa aprimorar a gestão da qualidade dos serviços com mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados.  

Pinhais tem 11 unidades de saúde e é o único do Paraná a ter todas certificadas dentro do processo, sendo 10 selos prata e um selo bronze. Com o bom desempenho nos processos, seis delas foram beneficiadas com até R$ 150 mil para a reforma das estruturas. "A Tutoria é um grande incentivo aos servidores, cria uma competição saudável entre as equipes da atenção primária e, no final, quem ganha com isso é a população", destaca a diretora da Atenção Primária à Saúde do município, Viviane Tomazoni, que apresentou o trabalho durante o Congresso. Além dela, a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho também esteve no evento.

"As equipes de Pinhais aceitaram o desafio e merecem ser reconhecidas. No Paraná, o projeto já beneficia 354 municípios, com 1.067 unidades de saúde em processo de tutoria e mais de 500 passando por avaliação para certificação", lembra a chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Monique Costa.

No total, o Estado do Paraná foi representado pela apresentação de 21 experiências de saúde pública, sendo a maior delegação. As exposições fizeram parte da 15ª Mostra Brasil, aqui tem SUS e os melhores projetos foram premiados.

Cerca de 300 trabalhos foram apresentados pelos autores para o público e avaliadores. Os temas fazem parte das áreas de vigilância em saúde, atenção primária, saúde mental, terapias alternativas, mortalidade infantil e outras. A Mostra dá oportunidade para a divulgação de experiências exitosas de secretarias municipais de saúde de todos os estados do país com objetivo de mostrar que o SUS dá certo, são experiências bem-sucedidas para inspirar profissionais de saúde e gestores.

*Com informações da Secretaria da Saúde do Estado.