RMC

Equipe de pregoeiros SJP é reconhecida pela atuação em compras públicas eletrônicas

(Foto: Edison Renato/PMSJP)

Nesta quinta-feira (06) o Departamento de Compras e Licitações (DECOL) da Secretaria de Recursos Materiais e Licitações da Prefeitura de São José dos Pinhais recebeu a visita de representantes do município de Telêmaco Borba.

O objetivo da visita foi o de compartilhar experiências na área de compras públicas na modalidade Pregão Eletrônico, uma vez que São José dos Pinhais é referência nesta área de atuação, para os demais municípios do Estado.

Desde de 2017 a Secretaria de Recursos Materiais e Licitações tem utilizado o Portal de Compras Governamentais (Sistema Comprasnet) para execução e gerenciamento dos Pregões Eletrônicos realizados pelo município. Desde então a equipe de pregoeiros têm se aprimorado constantemente na operação do sistema, sendo reconhecida como pelas demais cidades que se encontram em processo de ingresso à utilização dessa ferramenta.

Devido a grande demanda de processos licitatórios, na ocasião desta visita os representantes de Telêmaco Borba – chefe da Divisão de Licitações, Weliton Franco e da pregoeira Gleise Cristina Kwas Lúcio, tiveram a oportunidade de presenciar a abertura de um Pregão Eletrônico, acompanhar a inclusão de nova licitação no sistema Comprasnet, além de conhecer e debater sobre diversas rotinas praticadas no desenrolar dos processos de compras do nosso município.

“Dois motivos levaram Telêmaco Borba a procurar a Prefeitura de São José dos Pinhais na busca pelo conhecimento, primeiro o alto volume de processos realizados através da plataforma Comprasnet e segundo a transparência do município na área de licitações, com a disponibilização de processos licitatórios em sua íntegra no Portal da Prefeitura”, explica Weliton.

Nossos pregoeiros, com seu conhecimento técnico no sistema Comprasnet, já puderam colaborar na instrução de servidores que atuam na mesma área, de municípios como Tijucas do Sul, Araucária e Fazenda Rio Grande e agora de Telêmaco Borba.

O secretário municipal de Recursos Materiais e Licitações – Paulo Magnuskei declarou que “é gratificante receber de outros Órgãos Públicos o reconhecimento da nossa atuação no cenário de compras públicas. Em 2017 atendemos ao pedido da equipe de pregoeiros e adotamos o sistema Comprasnet como nova ferramenta na realização dos Pregões Eletrônicos, desde então a busca pelo conhecimento da operação do sistema e suas particularidades têm sido constantes pela equipe, tanto que hoje pudemos contribuir na disseminação desta atuação assertiva colhendo os frutos do reconhecimento pelo esforço realizado”.