Geral

Equipes recuperam a cascata e os chafarizes do Jardim Botânico

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba retomou os serviços de manutenção da cascata e dos chafarizes do Jardim Botânico. As equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão desde segunda-feira (15/05) melhorando o sistema desses equipamentos, que ficam no canteiro, local com grande visitação de turistas. A melhoria agradou que visitava o parque.


Com a retomada, foi preciso fazer uma nova  limpeza, onde já estão previstas a colocação de granito, além das pinturas da cascata e dos chafarizes. A previsão do fim das manutenções é até o fim desta semana.


De acordo com o diretor do departamento de produção vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, diversas revitalizações estão sendo feitas para a melhoria do jardim, dentre elas o calçamento atrás da estufa, a troca dos painéis de bambu do jardim das nativas, a revisão das cercas ao redor do Jardim Botânico e a implantação de um bebedouro na frente dos sanitários. Esta reforma, além de dar mais conforto para os frequentadores do jardim, também vai gerar uma economia de água significativa.

“O nosso usuário e moradores do entorno já perceberam as mudanças. Temos recebidos muitos elogios, pois o Jardim Botânico ficou muito tempo sem manutenção. A mudança é significativa”, afirma Roloff. 
O cuidado com o Jardim Botânico foi elogiado por quem visitava o local. A turista Maria da Conceição, do Rio de Janeiro,  disse que achou tudo maravilhoso. “Não tem do que reclamara daqui, de tão bonito”, disse.
Além das revitalizações, o Jardim ganhará nos próximos 15 dias um bicicletário com capacidade para 6 bicicleta. Ele será instalado na entrada principal, próximos do corredor de cerejeiras, que dá acesso ao jardim central.

Atualmente, existem no Botânico mais de 100 mil flores plantadas nos canteiros. Conforme a estação do ano, as flores são trocadas conforme a estação do ano. No início de junho, mudas de amor-perfeito serão plantadas, pois elas suportam baixas temperaturas.