RMC

Estudantes participam de bate-papo com escritor Alvaro Posselt em Araucária

Nesta terça-feira (28), estudantes do 6º ano da Escola Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira participaram de um bate-papo com o escritor Alvaro Posselt na Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta. O evento deu início ao projeto “Bate Papo com o escritor”, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), que tem como objetivo promover um encontro mensal que aproxime a comunidade de um escritor.

Posselt apresentou aos alunos as características do Haicai (poema de origem japonesa estruturado em três versos e que fala de características das estações do ano) e os alunos tiveram a oportunidade de produzir seus próprios textos. “A criança é espontânea e o texto sai espontâneo, uma produção bem rica”, comentou o escritor, destacando que os textos surgiram a partir da vivência de cada aluno. Para ele, a produção e leitura de Haicais pode ser um estímulo nos alunos à leitura de textos mais longos.

Nascido em Curitiba, Posselt é professor de língua portuguesa e autor de “Tão breve quanto o agora” (2012), “Um lugar chamado instante” (2013), “Entre arranhões e lambidas” (2014), “Kaki” (2015) e “Na sopa do sapo” (2016). Alguns de seus poemas podem ser encontrados nas embalagens de uma famosa marca de “paleta mexicana” (picolé) e em um mural na Travessa da Lapa, no Centro de Curitiba. O escritor deve retornar a Araucária em abril para uma nova rodada de conversa com alunos. O bate-papo também é aberto à comunidade.

A Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta fica à Rua Kasimiera Szymanski, nº 67 – Porto das Laranjeiras (atrás do Mercado Municipal). Telefone: (41)3901-5204.