Geral

Faixa central da Avenida Arthur Bernardes ganha nova iluminação

Obras de revitalização do sistema de iluminação pública da Av Arthur Bernardes (Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

Importante ligação entre os bairros Portão, Vila Izabel, Santa Quitéria e Seminário, a Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes ficará mais segura e atrativa. A faixa central, que conta com espaços de lazer e prática de exercícios físicos, está em obras desde o último dia 29 de maio e ganhará um novo sistema de iluminação.

Nesta quarta-feira (5/6), os trabalhos na quadra entre a Fonte de Jerusalém e a Avenida Iguaçu, que depois de cruzar com a Arthur Bernardes muda de nome e vira Rua João Alencar Guimarães, estavam em fase de conclusão. Foram abertas as valas e instalados novos postes e novas luminárias.

Conforme explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, ao longo de todo o eixo de animação da avenida serão instalados 102 postes poliméricos de seis metros de altura com luminárias de LED de 60 watts. “Ciclovia e pista de caminhada ficarão melhores iluminadas, gerando mais conforto e segurança para todos fazem uso do local no período noturno”, disse Rodrigues.

Para reforçar a luminosidade das áreas de parquinho, praça e lazer, também serão instalados mais 72 postes poliméricos de seis metros de altura com luminárias decorativas simétricas de LED com potência de 60 watts. “A Prefeitura está realizando uma revitalização completa do sistema de iluminação da Arthur Bernardes. Estamos retirando os antigos postes e luminárias e fazendo a renovação de todos os componentes da rede elétrica, com a implantação de novos dutos e cabos”, apontou o secretário.

Economia

O diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Tony Malheiros, valorizou o ganho para a população com a substituição das luminárias pela tecnologia em LED. “A luz branca ajuda a deixar o ambiente mais claro e a sensação de segurança aumenta. Sem falar na economia e na eficiência. Com o LED, a redução no consumo de energia será maior que 40% e as novas luminárias terão uma vida útil de cerca de 50 mil horas ou seis anos”, pondera o Malheiros.

Entrega

A previsão da Secretaria de Obras é de que as ações na Avenida Arthur Bernardes estejam concluídas no prazo que varia entre 40 e 60 dias. O tempo é fator preponderante para que as obras transcorram bem. Caso intensas chuvas voltem a cair sobre Curitiba, os serviços podem atrasar, mas estão sendo executados da forma a gerar o menos transtorno possível para os frequentadores do eixo de animação da via.