Geral

Famílias e crianças são recepcionadas no retorno das atividades da rede municipal

(Foto: SMCS)

Mais de 141 mil estudantes da rede municipal de ensino voltaram às aulas na manhã desta segunda-feira (19/2). Ao todo, 185 escolas e 208 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) reabriram as portas para mais um ano letivo. Também reiniciaram as atividades os 75 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados pela Prefeitura para atender crianças de zero a cinco anos.

“Escola é vida, é alegria, é lugar de aprender e crescer. Que todos sejam muito bem-vindos”, disse a secretária Maria Sílvia Bacila, que visitou algumas unidades para recepcionar as famílias.

No CMEI Mussa José Assis, no bairro Ganchinho, a mãe Cynde Albina chegou cedo para levar a filha, Lara Melissa, de um ano. “Ela adora a escola e se adaptou muito bem, é muito tranquila. Antes de conseguir a vaga ela precisava ficar com nossos parentes”, contou a mãe, que se recupera de uma cirurgia.

O CMEI começou a funcionar no fim do ano passado, oferecendo, inicialmente, 40 vagas para a comunidade. Segundo a diretora Lezi Maria Ribeiro de Almeida, os pequenos estão animados e a creche está preparada para acolher as crianças em período integral. “Atendemos 18 crianças no berçário e 24 no maternal”, contou.

Pedro Andrade, chefe de Núcleo da Regional Bairro Novo, que abrange o bairro Ganchinho, explicou que as turmas são abertas conforme a necessidade de cada local. “Por isso é extremamente importante que os pais mantenham cadastros atualizados, assim sabemos se precisa de mais vagas no berçário ou no maternal, por exemplo, conforme a faixa etária das crianças”, orientou Pedro.

A secretária Maria Sílvia destacou a ampliação do atendimento às famílias. “Ao longo deste ano serão abertas 1.033 vagas para os pequenos de zero a três anos. No ano passado, já foram abertas duas mil”, destacou Maria Sílvia. Essas vagas abrangem dez novos CMEIs nas regionais Bairro Novo, Tatuquara, CIC, Portão e Santa Felicidade

Na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto, no Sítio Cercado, o clima era de empolgação entre os estudantes da educação infantil e do fundamental. “Estamos com tudo pronto para receber nossos 880 estudantes, temos turmas até o quinto ano”, disse a diretora Elisângela de Fátima Ribeiro de Andrade, que preparou uma recepção com personagens de programas infantis. Os funcionários receberam as crianças com fantasias e organizaram as turmas no pátio antes da entrada para as salas. “Recebemos as crianças com amor, muitos sorrisos e fé renovada”, afirmou a diretora.

Calendário escolar

Na rede municipal de Curitiba, as aulas do primeiro semestre vão até 13 de julho. O recesso será de 16 a 30 de julho e o encerramento das atividades letivas de 2018 será em 21 de dezembro.

Um dos assuntos de destaque enste ano na rede municipal será a educação para o trânsito, envolvendo crianças, estudantes, profissionais e funcionários em ações educativas. Esse trabalho será realizado em unidades da rede pública (municipais e estaduais) até 5 de março.

Os estudantes também contarão com novos roteiros no programa Linhas do Conhecimento, como a Biblioteca Pública do Paraná, Cinemateca, o Farol do Saber e Inovação, Parque Bacacheri, Memorial Ucraniano, Praça Zumbi dos Palmares, Aeroclube do Paraná.