RMC

Fazenda Rio Grande apresenta tecnologias durante o III Fórum de Cidades Digitais

(Foto: PMFRG)

O investimento realizado em tecnologia em Fazenda Rio Grande foi um dos destaques na abertura do III Fórum de Cidades Digitais da RMC, ocorrido nesta quinta (7), na Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande (ACINFAZ). O encontro é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Fazenda Rio Grande e reúne representantes de diversos municípios da região.
O prefeito Marcio Wozniack falou na abertura do evento sobre os projetos e aplicativos do Fala Cidadão, TV Prefeitura, Reconhecimento Facial, Fibra Ótica e Identificação de Placas.
“Nós queremos transformar nossa região em um grande polo, podemos por meio de nossas interligações municipais transformarmos em um novo ABC e a tecnologia dentro da indústria será uma ferramenta fundamental”, comentou.
O município tem realizado investimento de R$ 2 milhões para instalação de fibra ótica em todos os prédios públicos.
No caso do Fala Cidadão, o aplicativo permite solicitar serviços e demandas diretamente com a Prefeitura.
Já a TV Prefeitura dará ao morador vários formatos de informações em pelo menos 60 prédios públicos. Os moradores poderão tirar suas dúvidas por meio das informações ali veiculadas.
Outra tecnologia que irá auxiliar na segurança, principalmente, será a identificação de placas, à qual o aplicativo dará todas as informações sobre o veículo que cruzar cada câmera que estará interligada com uma central que apontará se há algum tipo de irregularidade com o veículo.
Sobre o Reconhecimento Facial, essa tecnologia levará mais segurança aos pais, principalmente, pois permite que a entrada e saída dos jovens estudantes sejam monitoradas, em ligação direta com os responsáveis pelas escolas e pais.
“Um evento como esse leva a uma boa reflexão sobre o uso da tecnologia a favor de todos os cidadãos, uma relação que pode melhorar ainda mais entre a população e o poder público”, ressalta o prefeito Marcio Wozniack.
O coordenador da Rede Cidade Digital, José Marinho, ressaltou o papel da tecnologia na gestão pública. “Ela (tecnologia) é uma das principais aliadas na gestão pública e as prefeituras já estão percebendo esse movimento”, disse.
Também participaram do evento o presidente da Acinfaz, Gastão Gonchorovski, o presidente do Pró-Metrópole Hélio Bampi, e os secretário de Governo, Beto Rocha, da Cultura, Diego Gouveia, da Defesa Social, Capitão Feitosa, de Comunicação e Administração, Claudemir Andrade, de Habitação, Toni Silva, de Educação, Professor Ednelson Sobral, de Assistência Social e Chefe de Gabinete, José Roberto Zanchi, de Desenvolvimento Econômico, Cezar Brunetto, da Saúde, Rejomar Andrade e do Trabalho, Irani dos Santos.
Além do Paraná, o calendário da iniciativa inclui fóruns regionais e congressos de cidades digitais em outros seis estados brasileiros: SC, RS, SP, MG, BA e MS.