RMC

Feira Gastronômica terá novo local e processo transparente de seleção dos feirantes

(Foto: PMA)

A Prefeitura de Araucária está realizando os estudos para definir um novo local para a Feira Gastronômica, que há muitos anos funciona junto ao Terminal Central. A nova Feira Gastronômica contará com processo transparente de seleção dos feirantes, visando atender a todos os requisitos legais acordados com o Ministério Público. Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) se reuniram recentemente com os atuais feirantes para tratar das mudanças que ocorrerão.

O novo local terá estrutura fixa e adequada para a feira. Dentro da necessidade de garantir o direito à ampla concorrência de todas as pessoas interessadas, será realizada uma licitação para selecionar os futuros feirantes. Ao longo de muitos anos a Feira Gastronômica tem funcionado sem a clareza adequada quanto aos critérios para quem tem direito de comercializar produtos no local. Tal fato já foi motivo de vários questionamentos realizados por diversas instituições. Por vários anos, até a água e a energia utilizados pela Feira Gastronômica foram custeados pela Prefeitura. Os atuais feirantes também não pagam qualquer valor pelo ponto comercial. Tudo isso justifica a necessidade de que haja uma regularização.

Além do novo local para a Feira Gastronômica, a Prefeitura também incentivará a realização de feiras itinerantes. Os atuais feirantes que tiverem interesse serão convidados a participar de uma feira itinerante até que se realize o processo de seleção para a nova Feira Gastronômica. É importante destacar que os atuais feirantes também poderão participar da seleção para o novo local, desde que atendam aos requisitos que serão colocados para todos os concorrentes.