Paraná

Formação de Docentes está com matrículas abertas até 8 de novembro

Antigo Magistério está presente em 150 escolas estaduais. O curso habilita para dar aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

As inscrições para os Cursos de Educação Profissional da rede estadual de ensino do Paraná estão abertas até o dia 8 de novembro. Interessados devem procurar diretamente um colégio estadual em que o curso de interesse é ofertado. A inscrição para os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e para Colégios Agrícolas e Florestal pode ser feita pela internet, na página da instituição de ensino. São mais de 50 opções de cursos.

O Curso de Formação de Docentes – Currículo Pleno, antigo Magistério, tem mais de 15 mil estudantes matriculados em 150 colégios da rede estadual. Ele está disponível somente para quem concluiu o ensino fundamental ou equivalente, e tem duração de quatro anos, com disciplinas do ensino médio regular e disciplinas específicas. O curso habilita para dar aulas na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

No Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, são 327 estudantes de Formação de Docentes. “Temos alunas pensando no mercado de trabalho, que gostam de trabalhar com crianças, e que também são incentivadas pela família a se matricularem, pela própria tradição do curso”, conta Sueli Prado, pedagoga do colégio.

Em Foz do Iguaçu, região Oeste, o Colégio Estadual Barão do Rio Branco tem um número parecido de estudantes de Formação de Docentes, com 345. Mas esse total supera as matrículas de qualquer outra modalidade do colégio. No ensino médio regular, por exemplo, onde se encontra o segundo maior número de alunos, são 251 matrículas. “É um curso conhecido na cidade, com tradição e bons resultados tanto em vestibulares quanto no mercado de trabalho” diz Simone Garcez Grecco, uma das coordenadoras do curso no colégio.

As alunas fazem a Prática de Formação nos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais de Foz do Iguaçu, onde muitas delas acabam indo trabalhar. “Temos um bom índice de aprovação nos concursos públicos municipais” conta Simone.

INSCRIÇÕES – Os cursos profissionalizantes da rede estadual são oferecidos em 350 instituições de ensino de 184 municípios paranaenses. O local em que cada curso está disponível pode ser verificado no link www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos

Os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição preenchida, RG e CPF (cópia e original), histórico escolar (original e cópia) ou declaração de conclusão de curso e declaração emitida pela instituição para o caso de aluno bolsista da rede privada, além de comprovante de renda familiar.

Conheça a matriz curricular do Curso de Formação de Docentes:

Base Nacional Comum: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Parte Diversificada: Língua Estrangeira Moderna

Formação Específica: Concepções Norteadoras da Educação Especial, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Fundamentos Históricos da Educação, Fundamentos Históricos e Políticos da Educação Infantil, Fundamentos Psicológicos da Educação, Libras, Literatura Infantil, Metodologia de Alfabetização, Metodologia do Ensino de Arte, Metodologia do Ensino de Ciências, Metodologia do Ensino de Educação Física, Metodologia do Ensino de Geografia, Metodologia do Ensino de História, Metodologia do Ensino de Matemática, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Organização do Trabalho Pedagógico, Prática de Formação, e Trabalho Pedagógico na Educação Infantil.