Pinhais

Guarda Municipal de Pinhais celebra oito anos da primeira turma

Com foco no policiamento preventivo e ostensivo, a corporação celebra também uma atuação, destacada e elogiada, pelas ruas do município
(Foto: PMP)

Nesta segunda-feira (1º) a Guarda Municipal de Pinhais (GMP) comemorou os oito anos da primeira turma da corporação. Instituída pela Lei nº 969/09, a GMP celebra também a atuação pelas ruas do município a qual tem sido destacada e elogiada, dentro e fora daqui.

Com foco no policiamento preventivo e ostensivo, estar próximo da comunidade é uma das marcas da Guarda Municipal de Pinhais, e para tanto conta com três módulos em pontos estratégicos, além da unidade móvel implantada com o objetivo de deslocar o atendimento da corporação para diferentes regiões. Também criado para atender as reivindicações da população, o equipamento tem conseguido conciliar o trabalho já desenvolvido pelo comando e abranger, de forma mais completa, o bairro onde se instala provisoriamente.

Para reforçar este trabalho conta com a Central de Monitoramento, sistema integrado, alimentado por um mais de 500 câmeras instaladas em prédios públicos e diversos pontos estratégicos do município. Além de permitir a vigilância em tempo real, a rede integrada de captação de dados também possibilita que as imagens gravadas permaneçam armazenadas em um banco de dados. O monitoramento reforça o trabalho da GM, Polícia Militar e Polícia Civil.

A GMP realiza ainda ações integradas com a Polícia Militar, algo que tem apresentado bons resultados para a segurança pública municipal. Além disso, a GMP possui seu próprio Centro de Formação e Instrução utilizado para os cursos de requalificação realizados anualmente, atendendo uma exigência da Polícia Federal (PF). Para tanto, além do espaço para o curso, conta com três agentes credenciados pela PF paras ministrarem a formação.

Otavio Reinaldo Cancio do Amaral, diretor do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial de Pinhais, destaca todo trabalho realizado e as conquistas alcançadas. "Hoje somos visitados por várias coirmãs que vem atrás do que é certo, pois somos referência e nosso sucesso percorre as mais longínquas cidades que procuram também alcançar o patamar que nos encontramos hoje. Sei que não é fácil, mas tudo começou com um grupo guerreiro, sem medo de enfrentar os desafios que o futuro lhes reservava, estavam apreensivos, temerosos, mas não acovardados, pois com muita coragem e unidos, aos poucos foram adquirindo conhecimento e experiência, vencendo barreiras que estavam a sua frente, e principalmente ganhar um dos maiores desafios em que a maioria dos órgãos de segurança almejam alcançar que é a confiança e o carisma da população. Quero agradecer e parabenizar a primeira turma de guardas municipais", declarou Cancio.

De acordo com a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, a atuação da corporação é de fundamental importância para a comunidade. "Vivemos uma realidade muito positiva em nosso município. A instituição da Guarda Municipal trouxe uma nova cara para a segurança de Pinhais, sempre em prol da comunidade. Andamos pelas ruas e recebemos um retorno das pessoas de que sentem confiança em nossa Guarda e isso é fruto de um trabalho muito bem executado, e, portanto, estes profissionais merecem todo reconhecimento", afirma a prefeita.

Serviço

Em caso de ocorrências ligue para a Guarda Municipal, pelo 153, ou para a Polícia Militar - 190.