Quatro Barras

Guarda Municipal usa teatro de fantoches para ensinar boas práticas às crianças

Após treinamento na Guarda Municipal de Curitiba, GM adota programa em Quatro Barras com foco educativo e preventivo
Fazendo a diferença: Projeto Guarda Amigo agora conta com Teatro de Fantoches (Foto: PMQB)

Levar orientações de segurança e cidadania às crianças foi uma das razões que motivou a Guarda Municipal de Quatro Barras a adotar mais uma ação dentro do Projeto Guarda Amigo, voltada especialmente às crianças: o Teatro de Fantoches. Já realizado em Curitiba, o teatro foi apresentado na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, durante um projeto da Defesa Civil, e inspirou os guardas municipais a ter seu próprio teatro em Quatro Barras.

O primeiro passo das equipes foi fazer o Curso de Capacitação para Teatro de Fantoches na Guarda Municipal de Curitiba, onde conheceram as metodologias para tratar de assuntos como prevenção, motivação, higiene e cuidados com o próximo, na linguagem apropriada para o público infantil.

Passada essa etapa, o trabalho já começou a render frutos. As primeiras apresentações foram realizadas no Cmei Tia Cice, no Santa Luzia, e na Escola Ernesto Milani, na Colônia Maria José. Na última semana, foi a vez dos alunos do Cmei Tia Carmelita, que visitaram a base da GM para assistir a peça teatral.

Através do lúdico, muitos temas sérios e importantes estão chegando às crianças. Nesta última apresentação o tema foi "Não conversar com estranhos", uma medida de segurança importante para os alunos, que pode proteger e salvar vidas.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) falou da satisfação de ver este projeto ganhando forma e vida. "O Projeto Guarda Amigo traz uma aproximação muito positiva entre nossos guardas municipais e a comunidade, principalmente com as crianças. E o Teatro de Fantoches é uma ação maravilhosa, de prevenção, de cuidado com os alunos, de orientação. É de forma divertida que eles aprendem boas práticas e ensinamentos que levarão para toda a vida. As equipes estão de parabéns", disse Lara.