RMC

Hana Matsuri acontece neste final de semana no Parque São José

A tradicional festividade japonesa que comemora o nascimento do Buda histórico, Sidarta Gautama, o Hana Matsuri, acontecerá neste final de semana, dias 08 e 09, em São José dos Pinhais.

Organizado pela Associação Tomodachi – Centro de Cultural Japonês e a Comunidade Budista do Paraná, o Hana Matsuri conta com o apoio da Prefeitura que disponibiliza o local, Parque São José, e a estrutura utilizada pelo evento, que atrai milhares de pessoas todos os anos.

Segundo o Consulado do Japão no Brasil, o Paraná tem a segunda maior comunidade japonesa do país, sendo que o evento deste final de semana é uma maneira de fortalecer e promover a integração das tradições culturais japonesas com as demais pessoas que têm admiração, respeito e curiosidade quanto à cultura oriental.

Além de uma praça de alimentação de comidas típicas japonesas, apresentações culturais, barracas com itens da cultura anime, mangás e vestuários, os visitantes poderão participar da cerimônia do Kanbutsue, que consiste em banhar a imagem do pequeno Buda com chá doce.