RMC

Inscrições para participar do Programa de Tosquia de Ovinos iniciam na segunda-feira, 17

Objetivo é de beneficiar pequenos produtores com a praticidade de realizar as tosas nas próprias propriedades
(Foto: Divulgação /PMC)

As inscrições para o Programa de Tosquia de Ovinos iniciam na segunda-feira, 17 de setembro. Podem participar os pequenos criadores de Colombo, indiferente do número de animais que mantenham no rebanho. Atualmente 70 criadores são atendidos, com cerca de 1.200 animais tosquiados.

Entre os objetivos da ação desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento está a necessidade de controlar o tamanho de rebanho de ovinos no município, além de beneficiar o produtor que terá a praticidade de fazer as tosas nas próprias propriedades.

Os serviços de tosquia terão início no dia 08 de outubro e custo será de R$ 4,50 por cada animal tosquiado – sendo pago no dia para o prestador do serviço. Os interessados em participar devem realizar o cadastro pelo telefone 3656-2490 e agendar o dia da tosquia.

“A Tosquia é a retirada da lã dos ovinos, uma atividade muito praticada em nosso município. E, observando a dificuldade dos pequenos produtores em encontrar mão de obra nas propriedades, promovemos essa ação há três anos. Além disso, podemos também conhecer melhor o rebanho de ovinos e planejar uma melhoria genética qualificando os animais e melhorando o pasto”, explicou o secretário da pasta, Marcio Toniolo.