Geral

Jogos do Piá antecipam comemorações do Dia dos Pais no Sítio Cercado

Os Jogos do Piá chegam ao bairro Sítio Cercado neste sábado (11/8), com mais uma edição da revoada de pipas e outras brincadeiras (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

Os Jogos do Piá chegam ao bairro Sítio Cercado neste sábado (11/8), com mais uma edição da revoada de pipas. As atividades serão especiais, pois o fim de semana é festivo pela comemoração do Dia dos Pais, no domingo (12/8).

Além da oficina e revoada de pipas, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude vai fazer o lançamento oficial dos brinquedos inclusivos para crianças com deficiência durante o evento.

Todas as atividades dos Jogos do Piá são gratuitas e vão acontecer das 11h às 16h. Pais e filhos terão um dia repleto de brincadeiras e diversão ao ar livre. Em caso de chuvas, as atividades serão adiadas. Pelo Facebook da Smelj (www.facebook.com/SMELJPMC/) serão colocadas informações atualizadas sobre o evento.

Instrutores vão ensinar como pais e crianças fazerem as pipas. Todos os materiais para confecção dos brinquedos são cedidos pela Smelj. As inscrições para a oficina são feitas no local, por ordem de chegada.

Além de aprender a fazer, todos vão receber informações de como soltar as pipas em locais adequados, longe da rede elétrica e de vias públicas. Também serão passadas informações sobre o uso do cerol, que é proibido por lei.

Os jogos

Os Jogos do Piá foram idealizados pelo prefeito Rafael Greca com o objetivo de resgatar brincadeiras tradicionais e estimular a ocupação dos espaços públicos com práticas saudáveis. Os jogos foram lançados em junho e vão até outubro, quando um grande festival no Dia das Crianças vai encerrar as atividades, no Parque Barigui.

O programa inclui uma série de atividades tradicionais: pipa, carrinho de rolimã, bolinha de gude, betes, futebol de dedo, pião, amarelinha.

As atividades são abertas e gratuitas, para meninos e meninas. “Piá quer dizer coração, vem do tupi ‘pyã’. Fórmula utilizada pelas mães para chamar seus filhos e filhas", escreveu o prefeito Rafael Greca em seu livro Curitiba - Luz dos Pinhais. "No Sul, o termo é aplicado aos meninos, mas esses jogos são para todos”, completou.

Brinquedos inclusivos

A novidade desta edição dos Jogos do Piá é o lançamento dos brinquedos inclusivos, que permitem que crianças com deficiência brinquem juntas com outras crianças, sem limitações ou preconceito. São quatro brinquedos móveis que podem ser montados e levados para qualquer lugar da cidade.

O kit é composto por balança, gangorra, tirolesa e um skate adaptado. “Esses brinquedos podem ser levados para os nossos eventos. Eles permitem uma integração entre todas as crianças. Vamos comprar novos kits para colocar nas regionais da cidade”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein.

Ônibus Palco

Outra atração no sábado, nesta edição dos Jogos do Piá, será a presença do Ônibus Palco, do projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura, que leva arte, cultura e história para os bairros curitibanos.

São duas atividades programadas. Às 14h20 será apresentada a peça A cigarra e a Formiga. Às 15h50, o grupo Duo Tercina faz um espetáculo musical gratuito.

Serviço: Jogos do Piá – Oficina e revoada de pipas

Data: sábado (11/8)

Horário: das 11h às 16h

Local: Parque do Semeador (Rua Cel. Joaquim Antônio de Azevedo, s/n, entre as ruas Jussara e Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães, Sítio Cercado)

Cronograma

Jogos do Piá - Pipa

Parque Semeador – 11/8

Parque Náutico – 25/8

Parque Passaúna – 29/9

Jogos do Piá - Rolimã

Parque dos Tropeiros – 19/8

Praça Abílio de Abreu – 16/9

Jogos do Piá na Marechal Deodoro

Voleibol – 1/9

Basquetebol – 10/11

Jogos do Piá – Pingue-pongue

Praça Nossa Senhora da Salete – 19/8

Ruínas do São Francisco – 16/9

Encerramento dos Jogos do Piá no Dia das Crianças, 12 de outubro, no Parque Barigui