Geral

Linhas do Conhecimento e Worktiba vencem o Prêmio Ozires Silva

O programa Linhas do Conhecimento, foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria Empreendedorismo Educacional (Foto: Daniel Castellani/SMCS)

O programa Linhas do Conhecimento, foi o vencedor do 12º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria Empreendedorismo Educacional. A premiação foi entregue na noite desta quarta-feira (13/2), no Center Hall.

O Worktiba, primeiro coworking público municipal do Brasil, foi o vencedor na categoria Empreendedorismo Econômico.

Além desses vencedores, outros dois projetos da Prefeitura ficaram entre os finalistas da premiação: os Faróis do Saber e Inovação, evolução dos Faróis do Saber, que ganharam impressoras 3D e se tornaram espaços criativos, e o programa de consultas públicas Fala Curitiba (pela categoria Social).

Curitiba é o livro

O Linhas do Conhecimento foi concebido pelo prefeito Rafael Greca, em 2017, com o objetivo de transformar Curitiba em livro didático, com aulas de campo em museus, parques, pontos turísticos, ampliando o conhecimento e as oportunidades de aprendizado dos estudantes. O programa já beneficiou mais de 70 mil estudantes de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 7,5 mil professores.

O prefeito destacou a importância do reconhecimento. “O Linhas transforma Curitiba num grande livro aberto, numa grande sala de aula, e quem conhece e ama Curitiba sabe o quanto ela tem a ensinar a todos”, disse Greca.

Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, receber mais esse reconhecimento, além do Prêmio Sesi/ODS no ano passado, é uma imensa alegria. “Conhecer sua história, suas raízes e zelar pelo bem comum. O Linhas do Conhecimento nos traz essa semente da 'curitibanidade', que dá frutos como o respeito e o amor à cidade”, afirmou.

A responsável pelo programa na Secretaria Municipal da Educação, Scheilla Maria Orlosqui, afirmou que o prêmio é uma forma de reconhecimento que chancela a qualidade do programa. “Ele mostra que professores e estudantes participam e desenvolvem valiosas práticas educativas voltadas ao desenvolvimento de um mundo melhor”, comentou Scheilla.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Todos os projetos da Prefeitura selecionados para a premiação estão em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global de ações propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas divididos em cinco grandes áreas: pessoas, planeta, paz, prosperidade e parcerias.

Presenças

Participaram da solenidade o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o secretário de Administração e RH, Alexandre Jarschel de Oliveira, a presidente da Agência Curitiba de Inovação, Cris Alessi, e o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.

A premiação

Trazer um olhar diferente e uma solução para os problemas de sustentabilidade e reconhecer ideias que colaboram para que a sociedade fique atenta e para que as pessoas vivam em um mundo melhor. Esse é o objetivo do Prêmio Ozires Silva, iniciativa do Isae Escola de Negócios que se consolidou como um dos principais prêmios do Brasil em seu segmento.

Desde a primeira edição, já contou com quase mil projetos inscritos de todo Brasil. A premiação é dividida em categorias (Empreendedorismo Social, Empreendedorismo Ambiental, Empreendedorismo Econômico e Empreendedorismo Educacional) subdivididas em três diferentes modalidades: Empresa (pequeno, médio, grande porte), Estudante e Pessoa Física.