Pinhais

Maio Amarelo: Blitz educativa distribui materiais informativos e orienta motoristas e pedestres

A ação aconteceu na Avenida Camilo Di Lellis e foi promovida pelo Detran-PR, em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Pinhais
(Foto: PMP)

Foi realizada na manhã de segunda-feira (13), em Pinhais uma blitz educativa em alusão a campanha "Maio Amarelo". A ação aconteceu na Avenida Camilo Di Lellis e foi promovida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran- PR), em conjunto com Polícia Militar e a Guarda Municipal de Pinhais.

O Maio Amarelo é um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Realizado em mais de 30 países, neste ano o slogan da campanha é "No trânsito o sentido é a vida", voltado a conscientizar toda a sociedade para uma mudança imediata de comportamento.

É determinado este mês para a realização da ação porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Já o amarelo foi escolhido porque a cor simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Na blitz educativa promovida em Pinhais, policiais militares e guardas municipais distribuíram materiais informativos, conversaram e deram orientações para motoristas e pedestres conforme explica o Coronel Mauro César Monteiro, diretor de operações da Polícia Militar do Paraná. "A proposta é levar conscientização em relação aos homicídios que acontecem no trânsito e estão relacionados à imprudência, a falta de observação as normas de trânsito e até ao respeito ao próximo. Essa blitz é apenas educativa, na qual os policiais e os guardas estão orientando os condutores e entregando materiais que são da campanha Maio Amarelo, visando conscientizar  para o excesso de mortes e lesões que acontecem no trânsito, onde é tirada a vida de mais de 40 mil pessoas e deixando inúmeras com lesões" ressaltou.

O Maio Amarelo é uma campanha nacional e durante todo este mês acontecerão atividades para divulgar e tratar do tema. O Detran-PR por meio da equipe de Coordenadoria de Programas Educativos para o Trânsito desenvolve ações em conjunto com os órgãos executivos estaduais e municipais de trânsito, bem como a Polícia Rodoviária Federal, nos municípios de todo o estado.