Pinhais

Marli Paulino e Rosa Maria comemoram conquistas e falam sobre novos desafios

Em entrevista, as duas falam sobre as conquistas deste período e quais são as perspectivas e desafios para o próximo biênio
(Foto: PMP)

Mais um ano acabou de iniciar, e 2019 marca os dois primeiros anos da gestão da prefeita Marli Paulino e vice Rosa Maria em Pinhais. Juntas, conduzem uma administração de continuidade, com ótima avaliação, do ex-prefeito e agora deputado federal Luizão Goulart. Em entrevista, as duas falam sobre as conquistas deste período e quais são as perspectivas e desafios para o próximo biênio.

Balanço positivo                        

A prefeita faz uma avaliação positiva do período em que está administrando a cidade. "Demos continuidade a todos os projetos iniciados, até porque foi e é uma continuidade de uma administração de sucesso, de uma gestão muito bem avaliada. Demos sequência com equipes muito parecidas e o trabalho foi de bons resultados, efetivamente nós tivemos crescimento em todas as áreas", inicia Marli Paulino.

Já para a vice-prefeita apesar de todas as dificuldades, especialmente num cenário econômico desfavorável, Pinhais registra muitas conquistas. "Podemos citar a área da infraestrutura na qual avançamos muito, com a instalação de calçadas e ciclovias. Trabalhamos muito também na área do meio ambiente, em relação ao cuidado com os parques lineares. Na saúde, implantamos os mutirões que tiraram muitos pacientes das filas de espera para consultas e exames especializados. Em relação à segurança pública, mantemos um trabalho integrado entre a nossa Guarda Municipal e a Polícia para combater a criminalidade. Já na educação tivemos muitos avanços, inclusive tendo o melhor IDEB da Região Metropolitana, resultado de um esforço coletivo, pois trabalhar com educação é colher frutos a médio e longo prazo. Temos também na área da cultura muitos trabalhos interessantes que incluem muito a nossa população, com oficinas. Além da modernização do sistema de arrecadação, temos também novas legislações em parceria com a Câmara, com vários avanços, como na lei de Regularização de Edificações", destaca Rosa Maria.  

Avaliação

Segundo Marli Paulino, a Prefeitura tem trabalhado em todas as frentes o que resulta em uma gestão que tem recebido um retorno positivo da população. "Então, nós fechamos esses dois primeiros anos com a sensação de missão cumprida. Focamos na integração de todas as secretarias e em uma relação muito próxima com a população, a qual participa e contribui. A prefeita Marli e eu temos colocado como prioridade o bom atendimento a nossa população. Houve uma grande confiança nesta gestão e fizemos um esforço grande para entregar bons serviços para a população".

Capacitação dos servidores

Rosa Maria salienta a necessidade de incentivar a formação dos servidores. "Entendemos a importância da formação e temos focado também na capacitação dos servidores, no sentido da qualificação específica das atividades operacionais e também das chefias, uma formação adequada a cada função. O que acaba tendo um impacto muito positivo na realização do trabalho ofertado aos nossos cidadãos. Investir na formação é investir nas pessoas. E quando nós qualificamos nosso servidor ele tem a condição de devolver este trabalho com muito mais eficiência", comenta.  

Certificação do ISO 9001

A Prefeitura de Pinhais está em processo de implantação da Norma ABNT NBR ISO 18091:2014, preparatória para a Certificação do ISO 9001, norma que fornece requisitos para o Sistema de Gestão de Qualidade das organizações. Para Rosa Maria, além de um desafio, a administração ousou. "É raro uma prefeitura, um órgão público que busca implementar regras e critérios e metodologias para aprimorar o processo de trabalho, a fim de entregar um serviço com mais qualidade e eficiência para a população. Para tanto, contamos com uma equipe muito qualificada e que se disseminou para toda a Prefeitura, com um processo feito com muito cuidado, visando otimizar recursos e tempo e entregar para o cidadão o melhor trabalho. É motivo de muita responsabilidade, mas principalmente de muito orgulho, e os servidores abraçaram esta causa", complementa.

Melhorias na infraestrutura

Na área da infraestrutura urbana as rotatórias têm sido alternativas adotadas em Pinhais. "São opções muito interessantes, que as pessoas já estão habituadas a utilizar, e sem contar que resultam em economia em relação aos semáforos que exigem manutenção diferenciada. Então, as rotatórias têm sido uma marca e estão instaladas nos principais pontos da cidade. Temos buscado implantá-las visando a melhoria na mobilidade", explica a prefeita.

Outro destaque é a continuidade das obras de dragagem dos rios. "Este é um serviço que vem sendo realizado há anos e impactou de maneira muito positiva no combate às enchentes", lembrou Rosa. Cita-se também a manutenção das praças e bosques, bem como a instalação de calçadas, ciclovias e continuidade dos parques lineares. Uma grande e importante obra, a revitalização da Avenida Iraí, também é um dos pontos centrais neste assunto. "Iniciada na gestão em que eu era vice-prefeita e está sem fase final, esta obra responde a uma reinvindicação antiga de comerciantes e moradores, e os resultados já podem ser constatados. Uma marca da administração em uma Avenida muito importante que liga bairros e a região metropolitana", acrescentou Marli.

Parque das Águas

"Temos também o recém-inaugurado Parque das Águas que ficou incrível. Fomos abençoados com uma natureza maravilhosa e tivemos uma equipe de servidores que planejaram e se dedicaram para colocar a obra em prática. Um espaço que está sendo utilizado por moradores de Pinhais e também da Região Metropolitana. Dentre tantas obras, o Parque das Águas é a cereja do bolo, que representa a concentração de muitos esforços, feito com muito carinho e com muita responsabilidade ambiental", reforçou a prefeita.

Novos empreendimentos

Mesmo sendo o menor município do Paraná, Pinhais tem uma localização privilegiada o que atrai novas empresas, constantemente, destaca Rosa Maria: "Estamos muito bem localizados, próximos a Curitiba, ao Aeroporto, a importantes rodovias, e demais pontos estratégicos. Fatores que geram o interesse das empresas para investir em Pinhais pelas vantagens logísticas. Mas, acima de tudo quem coloca os pés nas fronteiras de Pinhais já percebe que aqui é um local diferenciado, uma cidade bem cuidada, limpa e organizada, o que passa credibilidade. Além disso, as secretarias responsáveis pela acolhida de novas empresas mostram que há o nosso interesse em atraí-los, pois queremos continuar a busca pelo desenvolvimento. Vemos hoje, por exemplo, o ramo do turismo estimulado, com a Rota da Cerveja e instalação de novas cervejarias. Além disso, novos grandes empreendimentos tem mostrado interesse em se instalar aqui no município. Então, somos reconhecidos como um interessante polo industrial".  

Desafios e perspectivas

Rosa Maria finaliza falando sobre os próximos passos e os desafios. "Nossas perspectivas são boas, acredito que temos um cenário de mudança, com novas gestões a nível estadual e federal. Logo, esperamos que os municípios sejam bem atendidos. Esperamos que a economia deslanche, porque o maior desafio da gestão pública é a questão orçamentária e mesmo com o cuidado e o planejamento das nossas finanças, precisamos de mais recursos".

Já a prefeita Marli Paulino ressalta que o orçamento deve atender aos serviços básicos, programas projetos já existentes, além de ampliar os investimentos em todas as áreas. "Além disso, temos que manter o cuidado com o limite prudencial, a lei de responsabilidade fiscal, uma vez que ao ampliar atividades precisamos de mais servidores. Logo, este equilíbrio é desafiador, mas ao trabalhar com planejamento temos o controle absoluto". Segundo a prefeita, em Pinhais encerramos o ano com as contas em dia. "Os servidores receberam 13º salário e férias, prestadores de serviço foram pagos, ou seja, a Prefeitura de Pinhais está com suas contas sanadas. Este será um ano desafiador, mas certamente de muitas conquistas", finaliza.