Geral

Mercado Municipal e feiras têm evento internacional contra desperdício

O Mercado Municipal e duas feiras livres da Prefeitura serão os únicos estabelecimentos de Curitiba a participar, na sexta-feira (28/04) e no sábado (29/04), do primeiro World Disco Xepa Day. O evento internacional, promovido na capital pela ONG SlowFoodYouth Network (SFYN) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai ocorrer simultaneamente em 33 países e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o problema do desperdício de alimentos.

“Uma das missões da secretaria, por determinação do prefeito Rafael Greca, é cada vez mais mostrarmos à população como reduzir o desperdício e aproveitar 100% dos alimentos. Por isso, apoiamos este evento tão importante”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Luiz Gusi.

Gabriela Bonilha, coordenadora do evento em Curitiba e integrante do SlowFoodCoré-Etuba, explica que a coleta dos alimentos será feita por cozinheiros renomados, estudantes e voluntários, na próxima sexta-feira (28/04), na feira livre da Água Verde. “Chefs como Claudinei Oliveira, Délio Canabrava, Eva dos Santos, Gabriela Carvalho, Manu Buffara e Vânia Krekniski já confirmaram presença”, conta ela. 

Para participar da etapa de preparação, que incluirá ainda lavar, limpar e cortar os alimentos, será preciso fazer inscrição até quinta-feira (27/04) na página no Facebook da SlowFoodCoré-Etuba.

Dia da xepa

No sábado (29/04), a programação do World Disco Xepa Day começa às 10h30, em dois estabelecimentos da Prefeitura. No Mercado Municipal, o evento contará com oficina de hortas urbanas em caixa de isopor, exposição fotográfica criada pelos alunos da UTFPR e a apresentação de alguns dos chefs participantes, que irão usar os alimentos coletados em receitas que serão servidas ao público para degustação.

Também no mesmo horário, na Feira do Alto da Glória, haverá a apresentação de chefs, bem como uma ação da cozinha móvel da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, abordando o uso dos alimentos, com a participação de Gabrielle Muhamud, do GoodTruck e do blog Flor de Sal. As duas ações vão ocorrer até 14h30 e são gratuitas para o público.

Em formatos diferentes, como palestras, oficinas e aulas-show de culinária com música e arte, o World Disco Xepa Day vai ocorrer em 33 países como Holanda, Irã, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França Japão, Escócia, Uruguai, Paraguai, Peru, Moçambique, Tanzânia, Uganda, Quênia, Índia, Coréia do Sul, Camboja, Filipinas, Indonésia. No Brasil, o evento está programado para 20 cidades como Curitiba, Manaus, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Ciclo do Alimento

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento lembra que os Armazéns e Sacolões da Família, as feiras, os mercados e os restaurantes populares da Prefeitura vão ganhar, em 2018, um programa de redução de desperdício de alimentos.

Para isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento iniciou, neste mês, uma nova etapa do projeto Ciclo do Alimento em Curitiba, uma parceria com a Royal Institute of Technology (KTH), da Suécia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade Positivo (UP).

Até o fim deste ano, todos os estabelecimentos administrados pela secretaria passarão por um raio x para saber o volume de produção de resíduos orgânicos e qual é o destino desse material. As instituições de ensino serão responsáveis por fazer o levantamento e também apontar soluções para a redução do desperdício nos estabelecimentos do município no próximo ano.

Não existem dados oficiais sobre o problema, mas estima-se que entre 20% a 30% de todo alimento produzido é desperdiçado no País.