RMC

Mesmo com chuva, grande público comparece ao Desfile Cívico promovido pela Prefeitura de SJP

O desfile em alusão ao Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro, emocionou o público presente e trouxe de volta a lembrança da tradição de comemorar a Semana da Pátria (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Foi realizado no último sábado, 1º de setembro, em São José dos Pinhais, a abertura oficial da Semana da Pátria que antecipa com ações alusivas no município a celebração da Independência do Brasil, comemorada no próximo sábado (07). O evento promovido pela Administração Pública da cidade teve apoio, direto e indireto, de todas as secretarias e aconteceu em frente ao Shopping São José, outro grande apoiador.

Desde cedo funcionários começaram os trabalhos de organização e montagem para que às 9h tivesse início a solenidade que reuniu no palco autoridades políticas, militares e religiosas. Antes das nove horas da manhã já era possível acompanhar a chegada do público que compareceu com a família para prestigiar as fanfarras de Escolas Municipais, Colégios Estaduais e  CMEIS, Guarda Mirim e dos Escoteiros que proporcionaram ao público momentos emocionantes. Uma grande apresentação formada por várias bandas.

A chuva forte que caiu e logo passou, minutos antes da entrada da Banda Marcial SJP, não tirou a beleza e elegância dos 80 músicos que na abertura solene, molhados pela chuva, executaram os Hinos Nacional, da Independência e do município oficializando as comemorações municipais.

O prefeito Toninho Fenelon participou de toda cerimônia e assitiu todos os desfiles que aconteceram pela manhã do sábado ressaltando em seu discurso que “a sociedade vive um momento decisivo para o futuro. Um dos objetivos da Semana da Pátria é resgatar o patriotismo e o civismo; precisamos ter esperança; precisamos continuar incentivando jovens e crianças acreditarem que é possível viver em um país melhor; com mais oportunidades para todos”, disse o prefeito.

É a primeira vez na história do município que a organização do evento realizou parceria com o Exército Brasileiro que compareceu à cerimônia trazendo além dos soldados, oficiais, veículos leves, pesados e carros blindados, o Grupo de Veteranos da Corporação que desfilou em carros de época também acompanhados pela Banda Marcial do Exército que executou marchas cívicas do início até o final, demonstrando força, patriotismo e animando a plateia.

Além da Guarda Municipal, do SAMU e dos Bombeiros representantes da Polícia Rodoviária e Militar também estiveram presentes na ocasião com parte de seu efetivo e equipamentos. O público pôde acompanhar a presença de alunos do Colégio Militar, do pelotão de militares da Academia Policial do Guatupê e da Banda da Polícia que encerrou o evento, próximo do meio dia, com a Cavalaria da PM que marchou cativando adultos e crianças.

A organização do desfile estima que cerca de 5 mil pessoas teriam passado pelo evento realizado na Rua Izabel A Redentora, no trecho entre as Ruas Sete de Setembro e Avenida Rui Barbosa em São José dos Pinhais.

Presentes também estiveram secretários municipais, vereadores e líderes comunitários que representaram bairros da cidade .