Pinhais

Mostra de Balé apresenta encantos do mundo circense e talentos dos alunos

A iniciativa é desenvolvida nas escolas municipais em tempo integral Aroldo de Freitas, Antonio Andrade, Candido Portinari e 31 de Março
(Foto: PMP)

Como resultado do trabalho realizado durante o projeto Balé nas Escolas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na noite da última sexta-feira (30) mais uma edição da Mostra de Balé. A iniciativa é desenvolvida nas escolas municipais em tempo integral Aroldo de Freitas, Antonio Andrade, Candido Portinari e 31 de Março, coordenada por intermédio da professora Luciana Senise de Oliveira Martins e os instrutores Vanessa Callegari e Alexandre Chaves Moreira.

O projeto atende aproximadamente 200 alunos e já soma cinco anos de existência, e a cada ano encanta o público com a mostra que reúne todos os participantes. As apresentações foram realizadas no palco do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), acompanhadas atentamente e com muito entusiasmo pelos pais e familiares dos alunos.

Com o tema "A Eterna Magia do Circo", o evento contou ainda com a colaboração das equipes das escolas que executam o projeto, que visa resgatar o espetáculo de balé em Pinhais e trazer o público para dentro do espaço cultural da educação.

A avó da Giovana Vitória da Luz dos Santos, aluna da Escola Municipal Antonio Andrade, prestigiou a apresentação da neta. "Ela já se apresentou outras vezes, já participa das aulas de balé. Foi lindo ver ela no palco, foi maravilhoso", declarou Cleonice Santos.  

Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, projetos como este evidenciam o ótimo trabalho realizado pelas equipes da Semed. "Estamos muito felizes, quero agradecer a equipe da Semed, em nome da Simone Kaminski, coordenadora das escolas em tempo integral, eu agradeço todos os servidores desta secretaria que não medem esforços para que momentos como este sejam possíveis. Todos os profissionais sempre primam pela qualidade do ensino o que tem resultados muito positivos, como a nota acima da média no Ideb. E a parceria e a presença da comunidade nas escolas é o que faz toda a diferença", ressaltou a secretária.   

Andrea aproveitou também para convidar para a Cantata Natalina que será realizada na próxima sexta-feira (7), no Autódromo Internacional. A apresentação reúne mil vozes de outro projeto da Semed, o Coral Música Viva.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, falou sobre o quanto a presença da família é especial para as crianças. "Primeiramente quero agradecer a equipe da Secretaria de Educação que faz um trabalho maravilhoso e com muito carinho para vocês. A cada ano é uma dedicação, um toque especial, porque nossas crianças merecem. É muito importante vocês estarem aqui hoje, pois para eles é isso que mais importa, ver vocês na plateia", declara.

O deputado federal e ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, destacou a importância da escola em tempo integral para a área da educação do município. "É sempre um orgulho muito grande a gente falar das nossas escolas em tempo integral, uma realidade de pouquíssimos municípios tem. Eu como professor reconheço a importância desta modalidade. Também estou feliz com os resultados alcançados nos últimos anos. Em 2009 a média do Ideb, por exemplo, era 5,2 e no ano passado o Ministério da Educação divulgou nosso índice como 6,7. Enfim, são muitos os motivos para comemorar, e a prefeita Marli e a vice Rosa Maria estão dando continuidade a este ótimo trabalho que realizamos graças ao empenho dos servidores municipais", declarou Luizão.